Publicado em 08 de out de 2017 por Mayara Armstrong

A 41ª edição da Mostra Internacional de São Paulo divulgou nesse Sábado (7) as atrações do evento que reúne filmes do mundo todo.

Esse ano, a Mostra tem como foco o cinema suíço com mais de 30 filmes do país. O Foco Suíça também homenageia do diretor Alain Tanner que exibirá alguns de seus filmes, como o mais conhecido ” A Salamandra “, de 1974.

A visionaria diretora belga Agnès Varda é uma das homenageadas da edição, tendo alguns de seus filmes exibidos ao longo do festival, incluindo seu mais novo trabalho ” Visages, Villages “. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que Agnès receberá o Oscar Honorário por sua carreira na próxima cerimônia. Além de Agnès, a Mostra também irá homenagear o cineasta francês Paul Vecchiali – que virá para São Paulo – e exibirá seu novo filme, ” Os 7 Desertores “.

Happy End, de Michael Haneke

Nas sessões Perspectiva Internacional e Competição Novos Diretores, estão confirmados diversos filmes consagrados nos festivais mundo afora. Do Festival de Cannes, o mais importante do mundo, teremos o grande vencedor da Palma de Ouro, o sueco ” The Square “, comédia satírica que tem a Elizabeth Moss no elenco. O filme foi escolhido para representar a Suécia no Oscar e é um dos mais aguardados do festival. De Cannes, também teremos os elogiados ” 24 Frames “, filme póstumo do diretor iraniano Abbas Kiarostami; o representante da Rússia no Oscar, ” Loveless “, do consagrado Andrey Zyvagintsev; o argentino ” A Cordilheira “, thriller político com o Ricardo Darín; ” O Dia Depois “, do aclamado cineasta sul coreano Hong Sang-soo; ” Esplendor “,da diretora japonesa Naomi Kawase; ” As Filhas de Abril “ do Michel Franco ( diretor de Depois de Lucia ); ” A Noiva do Deserto “ com a veterana Paulina García; 0 novo filme do consagrado diretor francês Philippe Garrrel, ” O Amante de Um Dia “; e o mais esperado do festival, ” Happy End “, novo filme de Michael Haneke.

Do Festival de Berlim, teremos os extremamente elogiados ” O Outro Lado da Esperança “, do finlandês Aki Kaurismäki e o francês ” Felicité “, de Alain Gomis. Também da Berlinale, o romeno ” Ana, Meu Amor “, o húngaro ” 1945 “, o alemão ” Noites Brilhantes “, todos muito bem recebidos lá fora. Já do Festival de Veneza veremos o aclamado ” Zama “, da cineasta argentina Lucrecia Martel, uma co-produção entre Argentina, Espanha, Brasil e outros países. O italiano ” Nico, 1988 “, o francês ” Custódia “, de Xavier Legrand, e um dos filmes mais elogiados do ano, o americano ” Três Anúncios Para um Crime “, também vem direto de Veneza.

Três Anúncios Para um Crime, de Martin McDonagh

O cinema nacional vem com uma seleção excelente na Mostra Brasil,  com filmes já aclamados em outros festivais internacionais, como ” Gabriel e a Montanha “, de Felipe Barbosa, ” Vazante “ de Daniela Thomas e o terror ” As Boas Maneiras “ de Juliana Rojas e Marco Dutra. Outros destaques do nosso cinema são ” Arábia “, de Affonso Uchoa, ” Aos Teus Olhos “, de Carolina Jabor, ” Açúcar “ de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira, ” Legalize Já “ de Johnny Araújo e Gustavo Bonafé, ” Operações de Garantia da Lei  e da Ordem “, de Julia Murat e ” Praça Paris “, Lucia Murat.

As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra

O cartaz oficial da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é assinado pelo artista Ai Weiwei, que também terá seu filme exibido no festival, o documentário ” Human Flow “. A Mostra de São Paulo será realizada do dia 19 de Outubro até dia 1 de Novembro.

Para mais detalhes, acessem o site do festival.

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher