Publicado em 21 de ago de 2016 por Tarcio Matos

A localidade de origem de personagens fala diretamente com a cultura que ele representa em nossa realidade, é o famoso “a arte copia a realidade”.
Existem grandes debates e infelizmente comentários racistas quando filmes adaptam personagens originais brancos para negros.
As adaptações mais recentes que causaram tanta polêmica foram as escalações de Michael B. Jordan para interpretar o playboy irresponsável Johnny Storm/Tocha humana no reboot de Quarteto Fantástico e a possível escalação da cantora Zendaya para viver a modelo Mary Jane em Spider-Man: Homecoming.
Esses personagens são nascidos e criados na parte ocidental do globo terrestre, e se encontram em um país de grande miscigenação, Estados Unidos da América. O que torna essa adaptação extremamente necessária para mostrar de forma correta o povo que essa história está representando, já que em pleno 2016 os filmes norte americanos ainda são em sua maioria extremamente brancos e com blackfaces recorrentes.
Por isso vamos listar 5 vezes que brancos interpretaram personagens negros, deixando obviamente Hollywood mais branca e demonstra a imparcialidade dos comentários contra a Zendaya, já que quando a troca é inversa passa por diversas vezes despercebidas.

 

1- Cleópatra:
Filme de 1963 dirigido por Joseph L. Mankiewicz e estrelado por Elizabeth Taylor, é nosso exemplo mais antigo.
A produção escalou uma atriz branca para interpretar uma personagem que sempre foi descrita pelos egípcios com um tom de pele cor de oliva, cor condizente com o local. Os egípcios ainda sofrem com essa falta de protagonismo; recentemente foram lançados Deuses do Egito e Êxodo: Entre Deuses e Reis que escalaram atores novamente brancos e pintaram suas peles para deixar mais parecido com o tom do povo egípcio.

 

top3

 

2- Xerxes:
Adaptação da HQ de Frank Miller, 300 chegou aos cinemas em 2007, dirigido por Zack Snyder. E na escalação de Xerxes se encontra o brasileiro Rodrigo Santoro, que recentemente em uma entrevista ao Omelete para divulgar seu novo filme, Ben-Hur, comentou rapidamente sobre seu personagem em 300 e disse não saber o motivo de lhe chamarem já que não era nada parecido com o vilão.

 

top1

 

3- Katniss:
Jogos Vorazes foi uma franquia de sucesso nos cinemas e foi estrelado pela Jennifer Lawrence. Acontece que na obra original, a personagem é descrita com o mesmo tom de pele dos egípcios, a cor de oliva.

 

top4

 

4- Lilá Brown:
Personagem que sempre aparecia nos filmes do bruxo Harry Potter, era interpretada por negras e teve sua etnia alterada quando teve história entrelaçada com Rony, participante do trio protagonista.

 

top2

 

5- O Último Mestre do Ar:
Adaptação da animação Avatar, o filme veio com um pacote de trocas: os heróis se tornaram brancos e o vilão inicial se tornou negro.

 

avatartop2avatartop1

 

As comparações “ah então pode escalar um Pantera Negro branco ou um Thor asiático” além de injustas são desonestas, são alterações que teoricamente são impossíveis, já que brancos não representam estes personagens. E infelizmente esta troca já ocorreu, quando diversas vezes obras orientais receberam adaptações com ocidentais protagonizando, deixando apenas um personagem asiático, geralmente em um papel estereotipado. O caso mais recente é a Scarlett Johansson para protagonizar Ghost in the Shell ou:

 

topfinal

 

OBS: Yellowface também existe, e já foi utilizado em Bonequinha de Luxo quando o ator Mickey Rooney se maquiou de asiático para interpretar de modo cômico e idiota, tal como faziam para ridicularizar negros em teatros no século XIX, quando a blackface se popularizou.


diwrlfr5itw6fwh48c1b8xa6b

 

 

 

 

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher