Publicado em 05 de jul de 2017 por Mayara Armstrong

Homem-Aranha: Regresso a Casa

20172 h 13 min
Overview

Depois de atuar ao lado dos Vingadores, chegou a hora do pequeno Peter Parker (Tom Holland) voltar para casa e para a sua vida, já não mais tão normal. Lutando diariamente contra pequenos crimes nas redondezas, ele pensa ter encontrado a missão de sua vida quando o terrível vilão Abutre (Michael Keaton) surge amedrontando a cidade. O problema é que a tarefa não será tão fácil como ele imaginava.

Metadata
Director Jon Watts
Runtime 2 h 13 min
Release Date 5 julho 2017
IMDb Id tt2250912
Actors
Starring: Tom Holland, Michael Keaton, Robert Downey Jr., Marisa Tomei, Jon Favreau, Gwyneth Paltrow, Zendaya, Donald Glover, Jacob Batalon, Laura Harrier, Tony Revolori, Bokeem Woodbine, Tyne Daly, Abraham Attah, Hannibal Buress, Kenneth Choi, Selenis Leyva, Angourie Rice, Martin Starr, Garcelle Beauvais, Michael Chernus, Michael Mando, Logan Marshall-Green, Jennifer Connelly, Gary Weeks, Christopher Berry, Jorge Lendeborg Jr., Tunde Adebimpe, Tiffany Espensen, Isabella Amara, Michael Barbieri, J.J. Totah, Hemky Madera, Zach Cherry, Kirk Thatcher, Yu Lew, Sondra James, Bob Adrian, Gary Richardson, Stan Lee, Joe Hang, Wayne Pére, Chris Evans, Alexa Laraki, Liza Fagin, Kerry Condon, Ethan Dizon, Miles Mussenden, Martha Kelly, Jona Xiao, Lorenzo James Henrie, Jonah Bowling, Rebeca Donovan, Stephen Vining, John Penick, Amy Hill, Kevin LaRosa Jr., Ren Colley, Jennifer Kim, Ari Groover, Louis Gonzalez, Stewart Steinberg, Andy Powers, Omar Capra, Nitin Nohria, Vince Foster, Brian Schaeffer, Chris Adams, Myles Anderson, Cassidy Balkcom, Sydney Shea Barker, Jeremy Francis Bell, Romar Bennett, Jonnah-Blaine Bowling, Maiya Boyd, Dante Brattelli, Michael Breath, Lauren Brumbelow, Wayne Burley, Randy Burnett, Liam Capek, London Carlisle, Friday Chamberlain, Leonardo Collaguazo, Richard R. Corapi, Marmee Regine Cosico, Joy Costanza, Roy Coulter, John Druzba, Elli, Adrian Favela, Gregory French, Tahseen Ghauri, Davvy Glab, Melissa Kay Glaze, Emelita T. Gonzalez, Austin Handle, Jonathan Randall Hunter, Jada Jarvis, Jerome Joyce, Faith Logan, Destiny Lopez, Sherin Maldonado, Melvin Kindall Myles, Donald K. Overstreet, Darshan Patel, Felix Perez, Calvin Powell, Salena Qureshi, Hallie Ricardo, Doug Scroggins III, Chris Sepulveda, Johnny Serret, Stephen Vining, Megan Wilkens, Nickolas Wolf, Trevor Wolf, Tiani Wright

Depois de muito tempo, eis que Sony e Marvel se unem para lançar um dos melhores – se não o melhor – filme do Aranha. Partir de adaptações não tão fiéis é difícil, lançar um reboot e tentar que ele seja aceito pelo público, mais difícil ainda. Agora imagina insistir na história do herói novamente, mesmo depois de três filmes não surpreendentes e uma má reputação? Pois bem! Esse foi o desafio da união entre a Sony e Marvele temos que agradecer por essa insistência.

A primeira cena do filme foi divulgada na internet – você pode conferir aqui narra a história do próprio Peter, gravando pelo seu celular, suas aventuras e reações referentes ao primeiro contato com Tony Stark, sua ida para o hotel, o recebimento de seu novo traje, e sua primeira aparição lutando junto aos Vingadores, em Capitão América: Guerra Civil.

O filme retrata muitos desenvolvimentos positivos, principalmente relacionado ao Peter e sua jornada do herói. Tom Holland e o diretor, Jon Watts, trazem a mescla perfeita entre os personagens protagonizados por Tobey Maguire e Andrew Garfield. Os problemas comuns na vida de um jovem do Queens de 2002 misturado com o bom humor de 2012, tendo uma transição mais equilibrada entre as personas Peter Parker e Homem-Aranha.

Manteram características fortes do personagem, mostrando um Peter desajustado na escola, ao mesmo tempo que se destaca por sua inteligência e é apaixonado por uma garota – nesse caso, seu primeiro interesse amoroso, Liz Allen. O personagem está em construção para se tornar no ideal de um super-herói, ao mesmo tempo que é um adolescente inseguro e zoado na escola, Peter busca a aceitação por parte do Tony, já que tem esperança de ser chamado novamente para se juntar aos Vingadores e fazer parte oficial da equipe.

Image from the movie "Homem-Aranha: Regresso a Casa"

© 2017 Columbia Pictures − All right reserved.

Diferente dos outros filmes do personagem, este foca em sua adolescente, na época do colégio, trazendo o início de sua história sem os clichês já conhecidos – aqui jaz Tio Ben. Junto consigo, vem os personagens ainda não adaptados cinematograficamente – mas conhecidos pelos fãs das HQ – como por exemplo: Liz Allen, Shocker e Ned Leeds. O já conhecido Flash Thompson cumpri seu papel de infernizar a vida de Peter ridicularizando-o constantemente. Houve uma evolução na adaptação do personagem, que sempre tinha pouco tempo em tela e agora aparece do início ao fim.

Ned é o fiel companheiro – e a dupla funciona quase como um Chris e Greg (Todo Mundo Odeia o Chris) –, um coadjuvante essencial para a história, que compreende os sentimentos do Peter, realçando mais as dores do personagem – já que descobre acidentalmente o segredo do amigo. Ao mesmo tempo que quer ajuda-lo, Ned fica empolgadíssimo com a ideia querendo sair contando para todos que conhece pois sabe o quanto essa notícia mudaria a forma como são reconhecidos na escola. Michelle, outra personagem secundária, ao meu ver, rouba a cena, sempre com comentários e comportamentos irônicos. Michelle – e Betty – provavelmente serão melhor desenvolvidas e terão maior foco nas sequências.

Tony Stark tem aparições pontuais no filme – que devem durar algo em torno de 10 minutos – não tirando o foco da jornada do Aranha, algo positivo já que o medo do Stark ofuscar o novo personagem era imenso. O atual líder dos Vingadores passa a ser um mentor para o Peter, ajudando-o ou dando broncas – quando necessário. Capitão América também aparece no longa, esse sendo, de certeza forma, zombado.

Image from the movie "Homem-Aranha: Regresso a Casa"

© 2017 Columbia Pictures − All right reserved.

É com a adaptação do Abutre que a Marvel demonstra seu jogo de cintura, já que uma das principais reclamações das adaptações do Aranha é justamente a quantidade excessiva de vilões. A produção reúne diversos vilões, esses menos poderosos, passando a ideia que é essa união que pode realmente criar um perigo para o herói. A grande base do Sexteto Sinistro é que separados são derrotados mas juntos podem derrotar o adolescente que lhe causa problemas, logo no primeiro filme esse conceito já é estabilizado. Tempo em tela equilibrado, dando foco ao vilão principal e com uma motivação interessante, o Abutre do mais improvável pode ser um dos vilões mais compreensíveis da tão criticada empresa que insiste em vilões descartáveis – deixe aqui sua lágrima para Mads Mikkelsen.

Os efeitos especiais são consistentes, demonstram uma melhora considerável aos vídeos de divulgação. A paleta de cores se destaca no filme, variando do azul para o laranja sempre realçando as cores clássicas do herói. A readaptação é bem contida, tornando-se tanto uma aventura para sua inclusão na equipe como Vingador,  tanto quanto uma aventura na vizinhança, sem forçar o famoso raio azul megalomaníaco tão criticado em Tartarugas Ninjas: Fora das Sombras, Esquadrão Suicida e Quarteto Fantástico.

Image from the movie "Homem-Aranha: Regresso a Casa"

© 2017 Columbia Pictures − All right reserved.

Referenciando cenas marcantes dos primeiros filmes , tendo uma lista de tudo o que deu certo e errado nas apostas anteriores, Homem Aranha: De Volta ao Lar sabe utilizar tudo o que já funcionou mesclando momentos comuns da adolescência com todo o humor que o personagem permite, cenas de ação divertidas e pontos altos no clímax – deixando o suspense e a empatia do telespectador (a) aflorar -, entregando a melhor readaptação que o Amigão da Vizinhança poderia ter.

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher