Publicado em 22 de dez de 2016 por Mayara Armstrong

부산행

Na contra mão do líder fazendo de tudo para salvar sua equipe/mundo, lidando com questões morais. Invasão Zumbi investe em pessoas comuns sofrendo dias de terror.

Falar sobre zumbi atualmente não é fácil, o tema tem sido bastante explorado (Zumbilândia, Izombie, Orgulho e Preconceito e Zumbis), e até o próprio The Walking Dead (talvez o maior responsável pelo retorno do gênero), às vezes bate as pernas e se enrola na trama. Longa-metragem originário da Coréia do Sul, apesar de pequeno comparado a um Guerra Mundial Z, é extremamente empolgante, aterrorizante e tocante.

Filme aborda a origem da epidemia zumbi, só que numa proporção bem menor, tudo se passa durante uma viagem de trem. O diretor Sang-Ho Yeon, apesar do local apertado, tem diversas soluções para filmar, por alguns momentos a câmera fica de cara com os atores acompanhando os movimentos tortos e apressados dos zumbis passando para cenas de ação de pura pancadaria complementados com um excelente uso de slow motion.

Os zumbis aqui não dão descanso, sem a teoria de “um é inofensivo, uma onda já é problema”. As criaturas são fortes, rápidas, ágeis e não importa o quanto seu corpo esteja destroçado ele vai correr atrás de sua vítima. Essa ameaça eminente e sem pausa dentro de um cilindro é extremamente claustrofóbico.

Como já dito, desta vez não se tem o líder em transformação prestes a salvar o mundo, os personagens são comuns e apenas desejam chegar a Busan, cidade que ainda está a salva da epidemia. O roteiro é bem fechado e a relação entre os personagens durante a viagem não se torna forçado, a necessidade de união torna tudo mais palatável.

A representatividade ressalta aqui, o grupo vai de homens, mulheres, idosos, jovens, casados, solteiros, pais, mães e crianças, mesmo a narrativa sendo através de um único personagem, os secundários tem seus momentos e a diversidade de momentos e contextos faz com que nos apegamos mais ao povo e seus objetivos, não é aquele objetivo único de chegar a tal local sabendo que alguns vão morrer.

Invasão Zumbi merece tá na lista de melhor filme de zumbi na última década. 

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher