Publicado em 06 de set de 2017 por Mayara Armstrong

It

20172 h 15 min
Overview

Numa pequena cidade no Maine, sete crianças conhecidas como O Clube dos Otários enfrenta os problemas, os valentões e um monstro que toma a forma de um palhaço chamado Pennywise.

Metadata
Director Andy Muschietti
Runtime 2 h 15 min
Release Date 17 agosto 2017
IMDb Id tt1396484
Actors
Starring: Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher, Jeremy Ray Taylor, Sophia Lillis, Finn Wolfhard, Jack Dylan Grazer, Chosen Jacobs, Wyatt Oleff, Nicholas Hamilton, Owen Teague, Logan Thompson, Jake Sim, Jackson Robert Scott, Steven Williams, Javier Botet, Megan Charpentier, Stephen Bogaert, Ari Cohen, David Katzenberg, Cyndy Day, Pip Dwyer, Geoffrey Pounsett, Edie Inksetter, Anthony Ulc, Stuart Hughes, Tatum Lee, Carter Musselman, Aimee Lenihan, Kylie Lenihan, Sonia Gascón, Elizabeth Saunders, Becky Wolf, Kelly Van der Burg

It – A Coisa (2017) é mais uma readaptação cinematográfica do livro análogo de Stephen King, não se configura como remake do clássico e também não é tão detalhado quanto o livro de mais de mil páginas. It (2017) é uma readaptação, não um remake de uma versão literal ambientada no século XXI – o que é bom especificar.

It é um vilão muito bem desenvolvido, que, infelizmente, é mais conhecido apenas por amantes de livros de terror. Ele se alimenta de medo, gosta de caçar e atrair suas presas para o bote. É um vilão muito mais psicológico, apenas aparece para pessoas vulneráveis – psicologicamente falando –, que desenvolvem algum tipo de medo no período atual de suas vidas. Além de ser metamorfo – mudar de forma – ele é onipresente e tem a habilidade de ler mentes, o que contribui diretamente com sua facilidade de se adaptar e transforma-se no medo especifico de cada pessoa, tornando ainda mais emocionante sua aparição e caça.

Image from the movie "It"

© 2017 New Line Cinema − All right reserved.

Sua forma primária de palhaço é muito convincente, e é assim que Pennywise atrai George (confira aqui), e todas as crianças, sempre com um balão chamativo em mãos – fazendo referência macabra com a frase você flutuará também, maneira que It captura e possivelmente mata suas vitimas. George é irmão mais novo de Bill Denbrough, o líder do “Clube dos Otários – em tradução literal, Clube dos Perdedores –, um grupo de crianças com características em comuns, todas são alvos de bullying, e possuem problemas familiares, o que os tornam vulneráveis e alvos fáceis para o palhaço. Mesmo com bastante medo e receio, o The Losers Club se une para tentar deter a coisa e dar um basta nos desaparecimentos das crianças da cidade de  Derry.

Ao mesmo tempo que a trama é ambientada com um visual totalmente macabro e assustador, há uma mescla com cenas mais sutis, tudo muito bem desenvolvido. Toda identidade visual do filme é um grande ponto positivo, sua fotografia e trilha sonora reproduzem muito bem o suspense vivenciado. It trabalha com a inocência infantil, brincadeiras, ironias e risadas clássicas de um palhaço, além da transição dos personagens para a vida adulta, retratando crianças muito mais resilientes do que o esperado para suas idades. Há um aprofundamento significativo na história dos personagens, demonstrando de forma nítida todos seus medos e angustias.

Image from the movie "It"

© 2017 New Line Cinema − All right reserved.

O roteiro, apesar de ser desenvolvido de forma natural, é longo e denso, chegando a ser repetitivo. O filme não conta com sustos gratuitos – características de muitos filmes de terror –, é muito mais sobre terror psicológico. It é bom no que se propõe: Mexer com o psicológico das vítimas gerando angustia. Esse é o grande destaque do filme, a forma como podemos ser vítima de nossos próprios pensamentos.

Com uma identidade visual de dar inveja em muitos filmes, boa continuidade de cenas e ótimas atuações infantis, a Parte 1 de It – A Coisa vem para alegrar os fãs do terror clássico, satisfazer o novo público do gênero e angustiar ainda mais os abominadores de palhaços. 

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher