Publicado em 15 de abr de 2018 por Mayara Armstrong

Ready Player One

A better reality awaits.

20182 h 20 min
Overview

When the creator of a popular video game system dies, a virtual contest is created to compete for his fortune.

Metadata
Director Steven Spielberg
Runtime 2 h 20 min
Release Date 28 março 2018
IMDb Id tt1677720
Images
Actors
Starring: Tye, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn, Lena Waithe, T.J. Miller, Simon Pegg, Mark Rylance, Philip Zhao, Win Morisaki, Hannah John-Kamen, Ralph Ineson, Susan Lynch, Clare Higgins, Perdita Weeks, Cara Pifko, Vic Chao, Cara Theobold, Isaac Andrews, Joel MacCormack, Kit Connor, Leo Heller, Antonio Mattera, Ronke Adekoluejo, Lynne Wilmot, Letitia Wright, Kae Alexander, Michael Wildman, Lulu Wilson, Adolfo Álvarez, Alonso Alvarez, Jadah Marie, Mckenna Grace, Arianna Jaffier, Armani Jackson, Britain Dalton, Jacob Bertrand, Daniel Zolghadri, Julia Nickson, Kiera Bell, William Gross, Gareth Mason, Samantha Russell

Jogador Nº 1 promete ser um dos filmes mais controversos de Spilberg. E o furor não é a toa: desde o lançamento de trailers e do material de divulgação tem gerado polêmicas: entre orgasmos de nerds que adoraram os easter eggs a críticos que diziam que o filme não teria história para contar se não fossem as tais referências a cultura pop.

Desde o início, nota-se que aquele é um projeto de fanboy para Spilberg (no bom sentido). Ele é obviamente apaixonado por aquele universo: o detalhismo e carinho por trás da produção é quase palpável. A animação, de altíssima qualidade, se destaca entre outros filmes que tentaram trazer esse efeito mais realista e renderam um estranhamento – nessa categoria, talvez os fracassos mais famosos tenham sido O expresso polar (2004) e Os fantasmas de Scrooge (2009).

Poucos filmes conseguem capturar esse universo tão novo de games/realidade virtual sem um tom forçado, e também nisso o Jogador Nº 1 é uma agradável surpresa. As cenas de ação são bem-feitas e funcionam, a estética de nostalgia se encaixa e as personagens principais parecem pertencer a Oasis.

O filme cumpre a promessa de um filme divertido e heartwarming, mas como já era de se esperar, usa a nostalgia e uma excelente produção como muletas para um roteiro previsível e personagens rasos.

Ao se centrar em uma história gasta, o filme não consegue desenvolver as personagens ou o relacionamento entre elas. Isso se torna um grande problema quando no clímax, não há uma conexão entre espectador e aquelas pessoas. Ademais, o relacionamento entre Art3mis (Samantha) e  Perzival (Wade) que não convence e, pior: se torna um dos principais elementos da história.

Jogador Nº 1 deixa um universo incrível que poderia ser explorado de diversas formas e que seria interessante em outras narrativas. Muitas questões são deixadas de lado no longa: a sociedade desconectada pela OASIS, a possibilidade de ser outra pessoa, as novas relações nesse universo, etc.

Faltou coragem em abraçar o absurdo e ousar mais na história, mas mesmo assim Jogador Nº 1 é um filme bom e não decepciona um fã de cultura pop.

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher