Publicado em 22 de maio de 2017 por Igor Mattos
Overview

Johnny Depp retorna às telas de cinema no papel do anti-herói icônico e fanfarrão, Jack Sparrow, no novo filme “ Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar”. Nessa aventura cheia de ação o Capitão Jack, que anda passando por uma onda de azar, sente os ventos da má sorte soprando com muita força quando os marinheiros fantasmas assassinos, liderados pelo aterrorizante Capitão Salazar (Javier Bardem), escapam do triângulo do diabo decididos a matar todos os piratas em seu caminho, especialmente Jack.

Metadata
Director Joachim Rønning, Espen Sandberg
Runtime
Release Date 24 maio 2017
IMDb Id tt1790809
Actors
Starring: Johnny Depp, Javier Bardem, Brenton Thwaites, Kaya Scodelario, Geoffrey Rush, Kevin McNally, Stephen Graham, Golshifteh Farahani, David Wenham, Orlando Bloom, Martin Klebba, Angus Barnett, Adam Brown, Giles New, Keira Knightley, Paul McCartney, Delroy Atkinson, Danny Kirrane, Juan Carlos Vellido, Rodney Afif, Mahesh Jadu, Bruce Spence, Jessica Green, Zoe Ventoura, Goran D. Kleut, James Mackay, Travis Jeffery, Piper Nairn, Kiara Freeman, Ben O'Toole, Christie-Lee Britten, Wassim Hawat, Winnie Mzembe, Finn Ireland, Nico Cortez, Alexander Scheer, Robert Morgan, Mollie McGregor, James Fraser, Donnie Baxter, Brooke Chamberlain, Haley Madison, Suzanne Dervish-Ali

A Disney vem formando franquias ao longo dos últimos anos, como os filmes de Heróis (Marvel), Star Wars (Lucasfilm) ou as animações pela Pixar e pelo próprio estúdio que sempre foram um sucesso. Sucesso esses que se estendeu para suas recentes versões live-actions, como a Cinderela, a Bela e a Fera. Além de explorar os clássicos, a Disney criou ainda algumas franquias próprias de Blockbusters, como A Lenda do Tesouro Perdido, Encantada e Herbie. Alguns de suas criações de destaque são as baseadas nos brinquedos do parque de Diversões, como Tomorrowland e Piratas do Caribe. Este é o mais rentável para o estúdio, com a história de um Pirata malandrão, que nos remetendo à figura do anti-herói e com fácil identificação do grande público, cria uma de suas franquias de maior sucesso.

Se passaram seis anos desde o ultimo filme, que tentava dar uma repaginada em sua história e trazia novos personagens, como Barba Negra (Ian McShane) e sua filha, Angelica Teach (Penelope Cruz). Isso tudo, devido ao encerramento do ciclo dos seus outros protagonistas, Elizabeth Swann (Keira Knightley) e Will Turner (Orlando Bloom), no terceiro filme. No entrando, a tentativa de reinvenção não agradou muito aos fãs, e a crítica especializada ficou dividida.

Image from the movie "Piratas do Caraíbas - Os Mortos Não Contam Histórias"

© 2017 Walt Disney Pictures − All right reserved.

Agora temos o retorno da franquia, trazendo um novo Capitão que tem uma vingança pessoal contra Jack Sparrow (Johnny Deep). Além da história sobre a vingança, temos em paralelo uma busca dos personagens pelo artefato que quebra a maldição em todo mar para salvar Jack, uma vez que Salazar (Javier Bardem) está amaldiçoado como um fantasma por conta do protagonista.

A história é simples e o roteiro e a direção conseguem fazer cenas grandiosas para surpreender o público desde seu primeiro ato, deixando claro que o propósito é divertir com as cenas mirabolantes que a franquia sempre trouxe.

Image from the movie "Piratas do Caraíbas - Os Mortos Não Contam Histórias"

© 2017 Walt Disney Pictures − All right reserved.

Jack Sparrow (Johnny Deep) neste filme parece estar mais malandrão do que nos outros, o que chegar a incomodar num certo ponto. Há um personagem em busca de vingança contra ele, e Jack basicamente não liga muito. O que, mesmo com sua personalidade de não esquentar a cabeça com os acontecimentos, não o impedia nos outros filmes de tomar atitudes e divertir o público. Já na nova película, o personagem está tão perdido que sempre está bêbado e acaba não tendo certa relevância para a trama, da qual deveria supostamente ser o protagonista. Talvez Johnny Deep já esteja cansado do personagem e acabe retornando a ele apenas por contratos, mas isso é mera especulação.

Image from the movie "Piratas do Caraíbas - Os Mortos Não Contam Histórias"

© 2017 Walt Disney Pictures − All right reserved.

São os novos personagens que conseguem levar o filme, junto de Capitão Barbosa (Geoffrey Rush) e Salazar (Javier Bardem). Os novos rostos apresentados neste filme, Brenton Thwaites (Henry) e Kaya Scodelario (Carina), precisam melhorar sua atuação, mas ainda conseguem sustentar o filme na sua história sobre caça ao artefato mágico.

Image from the movie "Piratas do Caraíbas - Os Mortos Não Contam Histórias"

© 2017 Walt Disney Pictures − All right reserved.

Um ponto alto da franquia é a produção de cenários e figurinos, que nos levam a uma inserção impressionante no universo retratado. A visão de piratas sujos, os navios e ambientação em ilha e pequenas cidades é incrível. Além do cenário, a fotografia está incrível, principalmente nas cenas próximas ao mar. Os efeitos também estão muito bem trabalhados, principalmente Salazar (Javier Bardem) e sua tripulação. Talvez no terceiro ato os efeitos tenham caído um pouco, mas nada que incomode muito.

Image from the movie "Piratas do Caraíbas - Os Mortos Não Contam Histórias"

© 2017 Walt Disney Pictures − All right reserved.

Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar encerra uma história da franquia e traz novos elementos para serem explorados. Isto é, se houver oportunidade de retorno, já que o filme está sendo vendido como o último da franquia.

PS 1: Tem uma cena pós créditos. Então, será que acaba mesmo aqui?

PS 2: Os retornos de alguns personagens estão mais para participações especiais ou cameos.

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher