Publicado em 25 de nov de 2016 por Mayara Armstrong

Há apenas algumas horas da estréia da nova temporada de Gilmore Girls, quem maratonou, maratonou – e quem não maratonou, não maratona mais. É claro que as temporadas antigas ficarão disponíveis na Netflix para toda eternidade e além, mas se você quer curtir a estréia com todo mundo e não acompanhou esta queridinha dos anos 2000 na época e nem teve tempo de assistir sete temporadas nos últimos meses: vem cá, a gente te ajuda com um resumão digno de cursinho pré-vestibular!

SPOILER ALERT!

LORELAI GILMORE

tumblr_mmp3sp6oqz1qev7jqo1_500

A primeira coisa que você precisa saber sobre Gilmore Girls é que tudo começa com esta pessoa acima. Lorelai é a ovelha negra da família tradicional americana que são os Gilmore, que engravidou aos dezesseis, se recusou a casar com o pai da criança quando seus pais tentaram forçá-la e resolveu fugir de casa um pouco após o parto, de mala e cuia e pequena Rory nos braços. Mas nossa série começa dezesseis anos depois, com uma Lorelai já estabilizada na cidadezinha louca que você mais respeita.

Mas o que você realmente precisa saber sobre Lorelai Gilmore é que ela é a pessoa mais aleatória, hiperativa e cafeinada que você vai conhecer. Teimosa e gulosa como toda boa taurina, ama fazer compras e faz mais referências culturais do que você consegue acompanhar. Excelente em organizar as festas mais épicas e detentora do recorde de maior quantidade de palavras por minuto. Extremamente forte e determinada, sempre vai atrás do que deseja – como, por exemplo, a pousada que sempre quis montar e finalmente conquistou ao fim da terceira temporada. A melhor amiga que alguém poderia ter se depender da opinião da Rory ou da Sookie. E apesar das desavenças e diferenças de pensamento, entre altos e muitos, muitos baixos, ao longo das sete temporadas, o relacionamento de Lorelai e seus pais evoluiu bastante e a série acabou com eles em bons termos.

No que diz respeito a relacionamentos românticos, no entanto… Vou deixar esse gráfico pra vocês tentarem entender ou o post vai ficar quilométrico:

graficolorelai

 

RORY GILMORE

635854064928626631729889682_tumblr_inline_nti4qgzjtj1qlr65v_500

Dotada de mesmo nome e personalidade bastante similar, a mais nova das garotas Gilmore é a segunda peça-chave deste resumo. (Sim, Rory é apelido de Lorelai, não estranhe se você ouvir alguém chamando-a pelo nome da mãe!) Rory é uma garota extremamente inteligente, estudiosa e dedicada, cujo único objetivo de vida é entrar em Harvard. Exceto que ela é aceita em Harvard – e decide ir pra Yale. Não tentem entender uma garota Gilmore, elas têm uma lógica própria. Além disso, Rory é completamente obcecada por livros e sonha em ser uma grande jornalista que viaja o mundo inteiro atrás de histórias pra contar. A série acaba com ela saindo para cobrir a primeira campanha eleitoral do Obama, então ela pelo menos estava no caminho certo, não é mesmo?

E é claro, temos a questão que divide o fandom e o mundo: com quem Rory Gilmore vai ficar? Ao longo das sete temporadas, Rory tem três namorados mais sérios: Dean, seu primeiro amor, com quem ela vai e volta desde a primeira até a quinta temporada; Jess, o garoto misterioso que chega na cidade cheio de atitude, mas surpreendentemente tem todos os mesmos gostos que ela por livros e músicas; e Logan, o menino rico e mimado que ela pensa odiar, até que o conhece melhor e percebe que as coisas nem sempre são que parecem. Com todos os três retornando para o revival, os fãs estão indo à loucura querendo saber com quem ela vai terminar. É claro que Jess, com sua atitude James Dean e todo charme que Milo ventimiglia possui naquela boquinha torta dele, arremata a maior parte da torcida – mas eu, particularmente, vou continuar aqui com a minha bandeirinha do Logan até quando for possível!

 

RICHARD E EMILY GILMORE

gilmore-girls-it-shouldve-been-lorelai-03142016

Os pais de Lorelai entram em cena na série de maneira não muito convencional: basicamente, como banco. Isto porque Rory consegue entrar em um colégio particular super prestigiado, mas Lorelai não tem como pagar por ele. Então ela engole o orgulho e pede ajuda aos pais, com quem, como já sabemos, ela nunca teve a melhor das relações, o que apenas intensifica quando Lorelai engravida e sai de casa aos dezesseis anos. Emily aceita arcar com os custos dos estudos da neta, mas apenas sob uma condição: que Lorelai e Rory passem a ter jantares semanais com eles todas as sextas.

O que você precisa saber sobre Emily Gilmore é que ela sabe o que quer e faz acontecer. Cabeça-dura como a filha, o que gera inúmeros atritos tanto com Lorelai quanto com Rory, em ocasiões. Já Richard se envolvia menos, geralmente escondido atrás de uma folha de jornal, mas, quando se fazia necessário, seu gênio Gilmore aflorava e ele se erguia em seus quase dois metros para defender a honra de sua família.

Infelizmente você só terá o prazer de conhecer Richard Gilmore se resolver assistir às sete temporadas originais, pois o ator que o interpretava faleceu alguns anos atrás.

 

CHRISTOPHER HAYDEN

40153c50-1dde-0133-7dd0-0a67ec7fcf67

Não tem como não falar do pai da Rory, não é mesmo? Chris começa a série como um pai ausente e basicamente um moleque crescido. No entanto, com o passar do tempo ele busca mais contato com a filha e fazer mais parte de sua vida. Além disso, como já vimos no gráfico de relacionamentos, Christopher e Lorelai passam um tempo no vai e vem, e chegam até a serem casados por um breve período – mas, por fim, decidem que não podem forçar um relacionamento que não é certo para eles.

 

STAR HOLLOW

gilmore-girls-stars-hollow

Existem inúmeros personagens interessantes e inusitados nesta cidade fictícia de Connecticut. Por se tratar de uma comunidade muito pequena, todos se conhecem e fazem questão de serem incrivelmente presentes nas vidas dos outros. A cidade como um todo é uma figura muito importante e característica de Gilmore Girls: festivais dos mais variados tipos são plano de fundo de diversos episódios; competições e maratonas das mais surpreendentes; isso sem falar na vez que transformaram a cidade inteira em um labirinto de feno.

Todos os indivíduos de Star Hollow são peculiares e mereciam espaço para serem apresentados, mas talvez seja melhor que eles sejam conhecidos no próprio revival. Portanto, vou citar rapidamente apenas os três que acredito serem os mais importantes: Sookie St. James, a melhor amiga e sócia de Lorelai, uma incrível e extremamente desastrada chef; Lane Kim, a melhor amiga de infância de Rory, e também a melhor baterista da cidade, com um excelente gosto musical e os gêmeos mais fofos; e Luke Danes, o dono da lanchonete que não está nem um pouco interessado em ser simpático com os fregueses, e o grande interesse romântico de Lorelai, com quem ela quase se casou e quem, enfim, acabou a série com ela, ainda que eles só tenham voltado literalmente nos últimos instantes da sétima temporada.

 

A verdade é que é impossível passar as maravilhas de Gilmore Girls em um resumo. Então, se você resolver assistir o revival e gostar, vale muito a pena você disponibilizar um tempinho de suas maratonas para ver as temporadas originais.

Por enquanto, fica aí a colinha para a prova e boa temporada!

resumogg

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher