Publicado em 07 de ago de 2016 por Flavio Henrique

Metroid é incontestavelmente uma das melhores franquias da Nintendo, com sua estória profunda e incrivelmente detalhada, a série possui milhões de fãs ao redor do mundo e estabeleceu um novo padrão para os jogos de exploração. Seu ultimo jogo canônico foi lançado em 2010 para o Nintendo Wii e desde então mais nada foi visto sobre a série além do péssimo Metroid Prime Federation Force de 2015 que não tem nada a ver com os jogos da franquia. Como homenagem, farei um resumo do enredo da Saga, citando os 4 jogos principais, começando pelo hoje pelo primeiro jogo da franquia,  Metroid.

 

A Protagonista

 

Samus Aran é uma humana nascida no planeta K2-L, seus pais, Virginia e Rodney Aran foram mortos pelo líder das tropas dos Piratas Espaciais, Ridley, quando era bem nova. Samus foi resgatada por um velho senhor de uma raça de homens-pássaro originária do planeta Zebes, os Chozos. Old Bird a leva para Zebes, onde ela passa por um treinamento e recebe o DNA dos Chozos para ter suas capacidades físicas aumentadas, já que Zebes era um planeta cheio de perigos naturais. Aos 14 anos de idade, Samus recebeu sua armadura, a Power Suit, feita com tecnologia dos Chozos. Ela então sai do planeta se junta à Federação Galática.

Curiosidade: Seu nome foi inspirado no nome do Pelé, Edson Arantes do Nascimento, pois um dos produtores era fã do jogador.

 

Metroid (1986)

Metroid foi lançado em 6 de Agosto de 1986, para o FAMICOM no Japão e para o NES no ocidente.

 

No ano de 2003 do calendário cósmico, os líderes de vários planetas uniram-se e formaram um congresso que ficou conhecido como a Federação Galática, com o objetivo de criar um Universo justo, onde todos pudessem crescer e prosperar. Diversos avanços tecnológicos foram feitos, como as naves interestelares, que permitiram as sociedades crescer ainda mais. Algumas décadas depois, uma nave foi vista carregando um ser desconhecido do planeta SR388. Esse planeta havia sido atacado pelos Piratas Espaciais e os cientistas acreditam que esse ser foi o responsável por acabar com as formas de vida do planeta. Os Chozos chamam esse ser de Metroid, e o fato de estar nas mãos dos piratas era uma preocupação para a Federação, pois se descobrissem como reproduzi-los, poderiam colocar todo o Universo em perigo. A Polícia Galática foi então acionada e várias equipes foram enviadas a Zebes, local onde os piratas haviam se estabelecido. Em meio a muitos fracassos, a Federação descobriu que os piratas haviam descoberto uma forma de reproduzir os Metroids, expondo eles a Raios Beta. Vendo que a situação estava insustentável, a Federação resolve então contactar uma das melhores agentes a passar pela Polícia Galática, e atual caçadora de recompensas, Samus Aran. Samus cresceu em Zebes, então não havia ninguém mais qualificado para cumprir essa missão. Samus então é enviada a Zebes com a missão de destruir os piratas, acabar com os Metroids e eliminar a IA responsável por tudo isso, Mother Brain.

 

A Antagonista

 

Mother Brain foi uma IA criada pelos Chozos para vigiar ajuda-los a manter Zebes em ordem. Ela, porém, ficou insatisfeita com a forma de como o Universo estava, e então resolveu que deveria acabar com tudo e recriar o Universo da sua maneira. Para isso ela se aliou aos Piratas Espacias e iniciou o projeto de clonagem dos Metroids, para usá-los como armas biológicas.

 

Os Metroids

 

Os Metroids são seres que se alimentam da energia vital de suas presas, os Chozos pretendiam cultivá-los para acabar com o Parasita X no planeta SR388. Na língua Chozo, Metroid significa Guerreiro Supremo. Eles nascem de uma única rainha e após 36 horas o ovo eclode numa larva, que demora mais 24h para atingir sua fase adulta. Ao que parece a tentativa de usar os Metroids falhou e eles se espalharam por toda SR388, acabando com as civilizações do planeta.

 

Ridley

Líder das tropas e comandante do ataque a K2-L, Ridley é um dos mais poderosos dos Piratas Espaciais. É extremamente inteligente e odiado por Samus por ter matado seus pais diante de seus olhos.

Curiosidade: Sim, como muitos podem ter imaginado, seu nome vem de Ridley Scott , produtor de Alien, uma das principais inspirações pra franquia.

 

E esse foi o fim da parte 1, na próxima parte falarei da sequência, Metroid 2 e um pouco mais sobre os Metroids e seu planeta natal.

 

E deixo aqui um complemento falando sobre os melhores jogos da franquia:

 

 

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher