Publicado em 20 de jun de 2017 por Igor Mattos

Foi uma estatística de cair o queixo que rapidamente viralizou nessa terça-feira de manhã: Gal Gadot, a estrela magnética do novo hit Mulher Maravilha foi paga apenas 300 mil dólares por um filme que já arrecadou 573 milhões no mundo todo. Enquanto isso, Henry Cavill foi pago 14 milhões— 46 vezes mais! — por sua primeira aparição como Super-Homem em Homem de Aço.

Seria perfeitamente indicativo da diferença salarial de gênero que assombra Hollywood… se fosse verdade. Como o artigo da Elle que viralizou disse, os 14 milhões de Cavill incluem bônus para o desempenho de bilheteria, enquanto os 300 mil de Gadot, segundo um relatório da Variety de 2014, é só o salário base para todo filme que ela fez até agora no Universo DC. Embora os detalhes sobre os 14 milhões de Henry Cavill não possam ser verificados, uma fonte com conhecimento de negociações de estúdio em filmes de franquia disse a Vanity Fair: “Certamente não é por apenas um filme. Seria insano. ”

A mesma fonte falou sobre o salário de Gadot, “Atores iniciantes em filmes de franquia são pagos uma taxa inicial. Assim que a franquia começa a decolar, eles começam a receber bem mais. ” Então se ela assinou um contrato parecido com o de Cavill, os cheques bônus de Mulher Maravilha vão chegar em breve, e as continuações podem ser muito mais lucrativas. Uma outra fonte, familiar com as negociações de contrato de ambos Cavill e Gadot disse “Se você fizer uma comparação, ela foi paga pelo menos tanto quanto ele. ”

Contratos Hollywoodianos são coisas notoriamente complicadas – os salários são frequentemente melhorados por bônus de bilheteria, aumentos no pagamento de sequências, ou mesmo “pontos” no total bruto para superestrelas. Para uma franquia de super-heróis apenas começando, o processo geralmente é simples: encontre uma estrela em ascensão, pague-a relativamente pouco e, em seguida, ofereça mais se a franquia decolar. Marvel foi pioneira nisso com Robert Downey Jr., Chris Evans e Chris Hemsworth, todos os quais receberam menos de 500 mil para seus primeiros filmes solos de super-heróis, mas, eventualmente, conseguiram salários muito maiores para filmes subsequentes. (Downey Jr. Recebeu 50 milhões para Vingadores e ajudou seus colegas a negociarem salários mais altos.) Cavill, como Hemsworth e Evans e Gadot quando suas franquias começaram, era mais um desconhecido e provavelmente assinou o mesmo contrato salarial com promessa de retornos futuros.

Então enquanto os 300 mil de Gadot parecem bem pequenos em comparação aos milhões que o filme dela arrecadou, ela não recebeu tão pouco assim; a atriz ainda não assinou para o agora inevitável Mulher-Maravilha 2, mas os agentes dela com certeza estão trabalhando para arrecadar um pagamento muito maior. (A diretora Patty Jenkins também deve negociar por um pagamento melhor, apesar de seu contrato não incluir uma opção para uma sequência, algo incluído no de Gadot). Dada a popularidade de Mulher Maravilha em comparação com os retornos mornos nos últimos filmes de Batman e Superman, não é difícil imaginar Gadot seguindo os passos de Robert Downey Jr. como a líder de fato da franquia. Primeira mulher a receber 50 milhões por um filme de super-heróis? Não nos surpreenderíamos.

Fonte: VanityFair

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher