Publicado em 24 de ago de 2016 por Tarcio Matos

Existem diversas adaptações cinematográficas Live Action de HQ’S, animações e jogos, mas nem sempre carregam o visual parecido com a obra original, como por exemplo: X-Men com suas roupas de couro preta; as armaduras que o Duende Verde usou nas duas versões mais recentes do Homem-Aranha; O Batman que na maioria das adaptações usa mais uma armadura em vez do collant.
Para enaltecer a coragem de quem adapta de forma mais cafona possível, vamos listar 12 vezes que os filmes deixaram os personagens iguaizinhos as suas aparências originais.

 

OBS: Não é uma ordem crescente de qualidade/fidelidade. 

 

1- Scooby-Doo:

Adaptação da animação clássica, a equipe de mistérios ganhou um Live Action em 2002 com uma sequência em 2004 e marcou a infância de muita gente. Com uma escolha de elenco perfeita (um extra na dublagem brasileira que manteve a mesma da animação) e uma  caracterização impecável Scooby Doo estará sempre em nossos corações. . Matthew Lillard é um perfeito Salsicha e de quebra, o filme rendeu o primeiro shipp de muita gente com Daphne (Sarah Michelle Gellar) e Fred (Freddie Prinze Jr.) que realmente são casados e tem 2 filhos.

 

scoobydoo1 scoobydoo2

 

2- Homem-Aranha:

O Cabeça de Teia ganhou diversas versões Live Action que vão do anos 70 com Nicholas Hammond até 2016 com Tom Holland com intervalos no Japão em 1978. Homem-Aranha é um dos raros personagens que não pode reclamar da fidelidade no visual, todos tiveram base no visual clássico com as cores vermelho e azul com a estampa de teias.

 

homem aranhatop1

Marvel's Captain America: Civil War Spider-Man/Peter Parker (Tom Holland) Photo Credit: Film Frame © Marvel 2016

 

3- Deadpool:

Este sofreu. A FOX já é conhecida pelo seus erros na franquia X-Men e o ápice se encontra em X-Men: Origins Wolverine. Longa metragem que narra a origem do Carcaju é de longe o mais fraco da franquia e entre os diversos erros se encontra um Deadpool com a matraca fechada (sim, eles tiveram a ideia genial de calar o personagem conhecido por ser falastrão). Porém, em 2014 a internet salvou o personagem, um vídeo teste vazou  e a galera pirou, pedindo diretamente para o estúdio fazer uma adaptação solo do personagem. FOX ouviu nossas preces e se redimiu por aquele erro pífio. Em 2016 chega o filme do Deadpool e toma a vaga de filme mais consistente com maior aceitação do público e crítica enquanto Batman v Superman: A Origem da Justiça ainda gera guerras virtuais, Capitão-América: Guerra Civil continua com os erros pontuais da MARVEL de um vilão extremamente episódico e fraco e Esquadrão Suicida sofre com as intervenções da Warner.

 

top7

 

4- Hellboy:

Demônio camarada que surgiu em 1991 nas HQ’s criado por Mike Mignola ganhou um filme em 2004 com direito a sequência em 2008, graças aos deuses do cinema a adaptação foi guiada por Guillermo del Toro que já é conhecido por sua estética forte e conseguiu uma maquiagem magnífica tanto no protagonista quanto o Abe Sapien que é interpretado pelo Doug Jones.

 

top2

abeself

 

5- Superman:

Superman do Christopher Reeve dispensa comentários.

 

top3

 

6- Batman:

Vamos continuar falando de DC. Batman em sua maioria recebeu uma especie de armadura, isso durou da versão do Tim Burton em 1989 a 2012 com Batman – Cavaleiro das Trevas Ressurge do Nolan. Em 2016 o personagem retorna as telonas em Batman v Superman: A Origem da Justiça, comandado por Zack Snyder e tendo Ben Afleck interpretando o Cavaleiro de Gotham em um uniforme baseado em Batman – Cavaleiro das Trevas do Frank Miller.

 

top5

 

7- Demolidor:

Demolidor é outro que junto com Homem-Aranha não pode reclamar de uniformes feios na hora da adaptação. Personagem ganhou filme em 2003 que todos já sabem de sua péssima qualidade, entretanto o uniforme não colabora para sua ruína. Em 2015, após recuperar os direitos que estavam na FOX, a MARVEL junto com a Netflix produziu uma série que alcançou o sucesso e já se encaminha para terceira temporada. Na série encontramos um novo uniforme que divide opiniões, porém sua roupa inicial é idêntica aos traços de Frank Miller.
Vale lembrar que este mesmo visual já apareceu na série televisa do Incrível Hulk lá nos anos 80.

 

top6

demolidor

bul1l486zc1ekdgcjrof

 

8- Homem de Ferro:

Em 2008 a MARVEL chegava aos cinemas apostando tudo em Homem de Ferro. Comandado por Jon Favreau e protagonizado por Robert Downey Jr. o filme conseguiu dar o primeiro passo para popularizar o herói excêntrico e manter toda uma fase até chegar nos tão esperado Vingadores.

 

top9

 

9- V de Vingança:

Adaptação da HQ escrita pelo Alan Moore publicada em 1982 chegou aos cinemas em 2006 roteirizado e produzido pelos irmãs Wachowski trazendo o Hugo Weaving no papel de V. O seu visual é extremamente fiel e levado tão a sério que é uma das poucas adaptações que o herói em nenhum momento mostra sua face. Isto é um problema nas adaptações que sentem a necessidade de mostrar o rosto do ator por algum tipo de marketing em cima do nome do elenco, o exemplo mais recente é Will Smith como Pistoleiro que só usa sua máscara em uma cena de lembrança ou até mesmo o Homem-Aranha do Tobey Maguire que sempre dava um jeito de ficar sem a máscara.

 

top4

 

10- Kick Ass: 

Adaptação da HQ de Mark Millar foi um sucesso e abriu as portas para o excelente Matthew Vaughn que em seguida dirigiu X-Men: Primeira Classe (boatos que é o melhor da franquia) e Kingsman: Serviço secreto que já tem sequência garantida.

 

kickass

 

11-Watchmen :

Adaptação da obra-prima de 1986 escrita por Alan Moore estreou em 2009 e é considerada por muitos umas das melhores obras baseadas em HQ’s.

 

wathcmen1watchmen2

 

12- Mulher-Maravilha:

Série de 1975 protagonizado pela Lynda Carter merece um imenso “salve”.

 

mulher maravilha

 

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher