Publicado em 29 de out de 2016 por John Oliveira

O Faroeste/Western é um dos gêneros mais queridos do cinema. O “boom” dele ocorreu entre os anos 40 à década de 70, revelando diversos diretores memoráveis, estrelas inesquecíveis e demonstrando uma enorme importância na história do cinema. Houve uma queda na popularidade com o passar dos anos, mas ainda fazem vários filmes por ano no mundo todo. Dessa geração, o Tarantino é um dos diretores mais populares que representam o gênero, até conseguiu a façanha de obter uma bilheteria impressionante com Django Livre.

Para os fãs mais antigos que acreditam que o gênero está morto ou para as pessoas que tem interesse em conhecer, resolvi fazer um TOP 4 com filmes independentes realmente bons e que possuem a essência do faroeste.

Enquanto Slow West e The Salvation são ótimos e se inspiram fortemente em narrativas clássicas, as abordagens de The Keeping Room e The Homesman são muito interessantes, pois tratam sobre a liberdade e força feminina, algo que está em alta nos dias de hoje, entretanto, foi o foco de poucos faroestes.

A Salvação(The Salvation) |  Kristian Levring | 2014

009

Na América de 1870, um pacífico colono americano mata o culpado por assassinar sua família, o que desperta a fúria do líder de uma famosa gangue local. Os covardes moradores da cidade traem sua confiança e delatam sua localização e plano para o bandido. Sozinho, ele é forçado a caçar a gangue com as próprias mãos.

The Keeping Room | Daniel Barber | 2014

5-keeping_room-horizon

No fim da Guerra Civil Americana, Augusta (Brit Marling), sua irmã Louise (Hailee Steinfeld), e sua escrava Mad (Muna Otaru) estão sozinhas na fazenda. Todos os homens da propriedade foram lutar na guerra. Augusta adoece e precisa ir à cidade. Ela é perseguida por dois Yankees. Eles vão até a fazenda atrás dela. As mulheres precisam lutar com todas suas forças para sobreviver.

Oeste sem Lei(Slow West) | John Maclean | 2015

western

No século XIX o jovem Jay Cavendish (Kodi Smit-McPhee) cruza os Estados Unidos em busca de sua amada, que fugiu para terras distantes após ser acusada de cometer um crime. Nesta imprevisível jornada ele conta com a companhia de Silas Selleck (Michael Fassbender), um misterioso caubói.

Dívida de Honra(The Homesman) | Tommy Lee Jones | 2014 

the-homesman-the-homesman-21-05-2014-2-g
1854. Por mais que seja forte e independente, Mary Bee Cuddy (Hilary Swank) guarda uma profunda mágoa devido à solidão que sente. Ela precisa levar três mulheres insanas até o Iowa, onde poderão viver em paz. No caminho ela encontra Georges Briggs (Tommy Lee Jones), um criminoso que tem sua vida salva por Mary Bee. Em retribuição, ele segue viagem ao lado dela e a ajuda em sua jornada.

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher