Publicado em 04 de set de 2016 por Tarcio Matos

Por diversas vezes vimos a arte refletir e criticar nossa realidade, pinturas, desenhos, músicas e não seria diferentes com filmes.
Na música sempre nos identificamos fácil com nossa realidade de relacionamentos, chorando de alegria ou tristeza ou recebemos os “tiros” com Racionais falando da realidade da periferia ou quando artistas foram expulsos do Brasil por criticar a ditadura em 1964; no desenho, quem nunca se deparou com as charges nos jornais criticando de forma humorada nossa política?
Não seria diferente com a 7ª arte, entre o mar de filmes que fazem reflexões ainda recebemos comentários na nossa página que não deveríamos ser tão sociais e focar só em filmes. Para argumentar contra esses pedidos vamos listar 5 filmes Blockbusters (provar também que não é necessário ir a circuitos menos populares para encontrar estes assuntos) falam sobre causas sociais.

01 – Franquia X-MEN:

X-Men tem o preconceito como o seu cerne e não poderia ser diferente nas adaptações cinematográficas, vale lembrar que a franquia mesmo não sendo de imensa qualidade, seus melhores personagens e tramas são baseados a partir de um preconceito, Magneto é um vilão espetacular e a Mística com sua história sobre ignorar os pensamentos de terceiros e aceitar seu corpo.

top 1

02 – Trilogia Homem-Aranha:

Homem-Aranha oferece um mar de assuntos sobre causas sociais, mas vamos focar em direitos trabalhistas.
Quem nunca ficou com pena do Peter ao ser explorado e humilhado pelo dono do Clarim Diário, J. Jonah Jameson?

top2

03 –  Tartarugas Ninja: Fora das Sombras:

A sequência do reboot que chegou aos cinemas em 2014, tem como trama principal nossos heróis obrigados a viverem escondidos por medo da rejeição dos humanos que tem preconceito com suas aparências.

TOP3

04 – Ela é o Cara: 

SALVE SESSÃO DA TARDE!

Amanda Bynes apareceu muitas vezes nas tardes de Segunda as Sextas enfrentando o machismo para poder jogar futebol.
Saudades Tatum nesse filme e Ela dança, eu danço. 

top4

05 – Mad Max: Estrada da Fúria: 

Mad Max é provavelmente o Blockbuster com maior potencial feminista dos últimos anos. Não apenas por trazer personagens femininas fortes e bem trabalhadas (que passam nos testes de Bechdel e Mako Mori, aliás), mas por toda sua premissa. Ele inclusive originou um novo teste, o da Furiosa, que mede a qualidade de um filme pela revolta que ele causa entre os machistas na internet. Isso porque a história do filme trabalha, entre outras questões sociais, temas como a transformação da mulher em propriedade, escravidão sexual, a luta pela liberdade e o empoderamento feminino.

mad max

OBS: O tópico referente a Mad Max: Estrada da Fúria foi escrito pela Tamires Arsênio. <3

 

 

 

Comentários

Este artigo não possui comentários

”Mulher