Publicado em 17 de ago de 2019 por Mayara Armstrong

A 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado inicia com Bacurau como filme de abertura. O longa, já premiado em Cannes, é dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. E traz um elenco muito diversificado, do qual fazem parte Sônia Braga, Udo Kier, Thomas Aquino, Karine Teles e Wilson Rabelo.

Elenco de Bacarau, em frente ao Kikito. Foto: Kauana Amine.

No enredo, apresenta o povoado de uma pequena cidade no sertão nordestino, denominada Bacurau. Entre a perda da matriarca da cidade, dona Carmelita de 94 anos, e vivências do cotidiano, os habitantes percebem que a cidade desapareceu da maioria dos mapas.

O longa foi exibido no Brasil pela primeira vez no Festival de Cinema de Gramado e ovacionado pelos presentes. Em seguida, a Mostra Competitiva iniciou no Palácio dos Festivais com o curta-metragem A Pedra, dirigido por Iuli Gerbase, e o longa O Homem Cordial, de Iberê Carvalho.

O Homem Cordial também traz uma forte crítica social ao apresentar temas como discriminação racial, fake news e mídias sociais e suas influências no comportamento das pessoas. No discurso antes da exibição do longa, Roberta Estrela D´Alva, citou nomes como o de Marielle Franco e foi ovacionada pelo público.

Elenco e equipe técnica de O Homem Cordial. Foto: Kauana Amine

O Festival de Cinema de Gramado é realizado entre os dias 16 à 24 de agosto.

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher