Após o sucesso da série, o escritor criou a sua própria produtora de desenvolvimento, a Casa Montes, focada em produções de gêneros como thriller, terror e suspense.
“O alcance da primeira temporada de BOM DIA, VERÔNICA me confirmou a importância de contar boas histórias e, ao mesmo tempo, discutir assuntos relevantes e potentes do nosso tempo. A segunda temporada traz temas atualíssimos”, assim comenta o escritor Raphael Montes sobre o lançamento da série, que acontece hoje, dia 03 de agosto na Netflix.
Dois anos depois de a primeira temporada chegar à Netflix, o criador, roteirista-chefe e produtor-executivo de BOM DIA, VERÔNICA explica que a continuação tem mais ação, mais suspense, mais viradas e conta com um vilão tão cruel e perigoso quanto Brandão (Eduardo Moscovis). O novo vilão, Matias (Reynaldo Gianecchini), é um missionário da fé, que move milhares de fiéis com a sua própria religião, e faz uso de seu poder para cometer crimes.
“A primeira temporada dialogou com muitas pessoas, entrou em muitas casas e levou a nossa sociedade a discutir temas como violência doméstica e golpes de internet. Na segunda temporada, meu objetivo era oferecer entretenimento, sem perder a pertinência que a série conquistou. Tratamos de fé, família, crimes sexuais e planos de poder no Brasil.”
Dada como morta, Verônica (Tainá Müller), que teve de mudar de identidade e ficar longe de sua família, descobre uma ligação entre o orfanato onde Brandão cresceu e o missionário da fé Matias, interpretado por Reynaldo Gianecchini. O elenco também traz Klara Castanho e Camila Márdila, como filha e esposa, respectivamente, do missionário.
Para essa nova temporada, Raphael acredita que ganhou maturidade como showrunner, pois passou a enxergar uma série em nível macro, ou seja, não só o roteiro, mas todas as áreas que compõem o resultado. “Por exemplo, às vezes uma cena era muito boa, e eu queria essa cena no roteiro, mas eu sabia que ela impactaria a produção de tal modo que as outras cenas ficariam prejudicadas. Então, por mais que tivesse uma visão de roteirista, e gostaria que a cena resistisse, eu entendia que a melhor opção era cortá-la. Acho que é uma maturidade mesmo de enxergar o audiovisual em todas as suas facetas.”
Segundo ele, o maior desafio foi criar uma 2a temporada tão forte quanto a primeira. “Eu acho que é bem mais difícil escrever uma segunda temporada. Em muitas séries, é comum que as continuações sejam mais paradas, uma repetição pálida do que deu certo antes. Em Bom Dia Verônica, eu queria uma continuação com ar de novidade, algo que levasse a outros níveis o suspense e a potência da primeira. Espero ter conseguido.”
Para encontrar essa força do original, Raphael teve de criar um novo núcleo, pois a história de Brandão e Janete (Moscovis e Camila Morgado) acabou. Além disso, a própria personagem Verônica passa por transformações. “Ela toma decisões muito difíceis. Encontrar o tom dessa nova Verônica, longe dos filhos, dada como morta, foi muito desafiador.”
Incentivado pelo sucesso da série e pela demanda dos players, Raphael montou uma produtora de desenvolvimento, a Casa Montes. “Decidi criar uma produtora porque percebi a importância de acompanhar todo o processo de produção. Para contar uma boa história, não basta escrever um bom roteiro. É essencial se cercar dos melhores profissionais e estar próximo em todas as demais fases, da pré-produção até a pós. Como produtor, tenho a certeza de que vou entregar ao público aquilo que idealizei.”
Nesse momento, Raphael termina de escrever a sua primeira novela, Segundas Intenções (HBO Max), e está animado para anunciar os próximos passos no streaming. “Além da novela, estamos desenvolvendo algumas ideias de longa-metragem, como uma franquia de terror, uma série adaptada de um dos meus livros e, claro, séries originais, com muita tensão e viradas. Ainda não posso revelar nada, mas não vejo a hora de poder contar mais.” Se depender da HBO Max, essas ideias sairão logo do papel. O canal assinou com a Casa Montes um acordo de First Look para os próximos três anos.
Além da série, Raphael relança, agora pela Companhia das Letras, uma nova edição do livro Bom dia, Verônica, que serviu de base para a primeira temporada da série. “O que eu e Ilana Casoy fizemos foi uma releitura do livro com uma maior atenção a temas sensíveis. É uma discussão superimportante que tem acontecido na esfera de todas as narrativas.” O livro entra em pré-venda no mesmo dia da estreia da nova temporada, com texto e capa atualizados.