Publicado em 13 de jul de 2022 por Mayara Armstrong

A 50º Edição do Festival de Cinema de Gramado irá homenagear grande ator global.

Nesta terça feira (12) foi divulgado o ator que será homenageado com o Troféu Oscarito na 50º Edição do Festival de Cinema de Gramado. A apresentação comandada pela jornalista Renata Boldrini, reuniu o Vice-Prefeito de Gramado e presidente do conselho da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, Luia Barbacovi, a presidente da Gramadotur e Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, a curadora, Dira Paes, realizadores, produtores, atores e jornalistas.

A mais tradicional honraria, concedida, desde 1990, pelo Festival de Cinema de Gramado será entregue em 2022, ao ator Marcos Palmeira. Com mais de uma centena de trabalhos, incluindo cinema, televisão e teatro, Marcos é um dos nomes mais conhecidos e respeitados no Brasil. Coleciona vitórias e indicações em alguns dos principais festivais de cinema do país e da iberoamérica, como Prêmio Platino e Emmy. Em Gramado, levou seu primeiro Kikito pelo papel de Alpino em Dedé Mamata, em 1988. Durante a 43° edição do Festival de Gramado, Palmeira subiu ao palco do Palácio dos Festivais para homenagear seu pai, o cineasta Zelito Viana, que recebia o Troféu Eduardo Abelin na época.

“Eu tenho um carinho muito especial por Gramado, é um festival que simboliza muito para quem é do setor. Eu tive o prazer de ter alguns dos meus trabalhos reconhecidos por lá. Pude homenagear meu pai e, agora, recebo essa surpresa. Eu estou muito feliz de poder fazer parte dessa história mais uma vez”, diz o ator.

Além do Troféu Oscarito, a organização já revelou que o Troféu Eduardo Abelin, homenagem concedida a diretores, cineastas e entidades de cinema pelo trabalho feito em benefício do cinema brasileiro, será entregue a Joel Zito Araújo. Já o Troféu Cidade de Gramado, dedicado a nomes ligados a Gramado e ao Festival, este ano será concedido à atriz gaúcha Araci Esteves.

Saiba mais sobre o evento, acesse: www.festivaldegramado.net

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher