
A experiência imersiva em realidade virtual “Finally Me (Finalmente Eu)” (Brasil, 2023) foi selecionada para competir no Festival Internacional de Cinema de Veneza. Será a única obra 100% latino-americana na competição imersiva deste ano.
De um esquecido bordel carioca surge uma história de superação. Seu Saul é um músico envelhecido, sobrecarregado por uma vida inteira de rejeição e vergonha que o forçou a esconder seu verdadeiro lado. Inspirado pelo espírito do Carnaval, ele embarca em uma jornada transformadora de autoaceitação através do poder da música. Nesta história de libertação, os limites entre espectador e personagem se confundem à medida que o público se torna parte integrante da narrativa.
Segundo o diretor, Marcio Sal, “Finalmente Eu” é uma experiência que estimula o indivíduo a abraçar sua singularidade e se expressar plenamente: “Nossa sociedade é muito cruel com as minorias. Comigo, como gay, não foi diferente e inúmeras vezes me senti constrangido pelos outros. Assim como o Seu Saul, que tem um chifre de unicórnio oculto sob o chapéu, cheguei a me esconder a ponto quase deixar de existir. De certa forma, a jornada do personagem é a transformação pela qual passei e acredito que outras pessoas poderão se identificar.”
Confira o trailer:
Para Marcio, usar a pintura à mão na construção da estética da experiência foi bastante importante: “Queria receber o espectador em um ambiente aconchegante para viver essa história tratada com tanta delicadeza. Além disso acredito que essa abordagem artística surpreende, pois contrasta com o ambiente high tech da Realidade Virtual. É como se o usuário mergulhasse em uma tela a óleo”.
A experiência foi desenvolvida durante o período de lockdown, quando a sensação de confinamento estava no auge. Ainda segundo o diretor, o projeto é uma homenagem ao Carnaval: “Busquei trazer a carnavalização como motor libertador da história. O carnaval pós-covid de 2022 tem uma semelhança com o que aconteceu após a gripe espanhola em 1919, uma espécie de demanda que estava reprimida. Por isso ambos são trazidos na experiência como veículos da libertação de Seu Saul”.

O Festival Internacional de Cinema de Veneza será realizado de agosto a 10 de setembro de 2023 na cidade italiana.