Overview
Vivo é um macaco que passa os dias a tocar música para as multidões numa praça animada com o seu amado dono Andrés. Embora não falem a mesma língua, Vivo e Andrés são a dupla perfeita através do amor comum pela música. Mas a tragédia acontece pouco depois da chegada de uma carta da famosa Marta Sandoval, convidando o antigo parceiro Andrés para o seu concerto de despedida. Cabe a Vivo entregar a mensagem que Andrés nunca conseguiu: uma carta de amor a Marta, escrita há muito tempo, sob a forma de uma canção. No entanto, para chegar a Marta, que vive num mundo à parte, em Miami, Vivo precisa da ajuda de Gabi, uma energética pré-adolescente.
A Jornada de Vivo, animação simples e inocente, reflete temáticas poderosas para o público infantil.
Com uma fotográfica chamativa e personagens cativantes, A Jornada de Vivo debate assuntos como ausência, amor, amizade, memória e tempo, através de situações rotineiras e tramas infantis, apresentando poucos momentos de encher os olhos de lágrimas.
Quem é fã das obras de Lin-Manuel Miranda se encantará. Responsável por alguns dos musicais de maior sucesso da Broadway, como Hamilton e In the Height (retratado posteriormente aos cinemas com o longa musical Em um Bairro de Nova York), pela trilha sonora de Moana, obra da Disney Studios de 2016 e coprodutor de O Retorno de Mary Poppins (2018), ambos musicais marcantes para todos os públicos. Seu último sucesso, foi a trilha sonora de Encanto, animação da Disney Studios. Certamente Miranda trouxe expectativas altas para a produção da Sony Pictures distribuída pela Netflix.
Em A Jornada de Vivo, somos apresentados a Vivo (Miranda), um jupará – animal exótico – com dons artísticos e seu dono e mentor musical Andrés (Juan de Marcos González), um senhor com uma longa carreia artística. Vivo e Andrés passam seus dias apresentando suas músicas em uma praça da cidade.
Em sua época juvenil, Andrés fazia dupla com Marta Sandoval (Glória Estefan, uma grande estrela latina), hoje, uma grande estrela musical. Embora terem perdido o contato há muito tempo, o amor pela música e a saudade mútua os conectavam. Quando Andrés recebe uma carta de Sandoval, convidando-o para seu show de despedida na esperança de se reconectar as vésperas de sua aposentadoria com o velho colega, cabe ao exótico animal a missão de entregar uma mensagem de Andrés a Marta: uma declaração em forma de canção.
Como a apresentação será em Miami, o pequeno jubará precisará de ajuda para completar a cativante jornada e honrar essa forte ligação emocional. Assim, somos apresentados a Gabi (Ynairaly Simo), neta de Andrés, a quem nutre muito amor e uma paixão similar pela arte. Gabi irá acompanhar Vivo nessa aventura, ao mesmo tempo que tenta driblar sua mãe, Rosa (Zoe Saldana), já que ambas moram na Florida – viagem de algumas horas para Miami.
Gabi é uma típica adolescente alternativa, repleta de estilo e atitude que possui sonhos e inseguranças por não se enquadrar em alguns padrões pré-estabelecidos da sociedade. Sentindo-se incompreendida e sem amigos, Gabi vê em Vivo a oportunidade de se reconectar com seu avô e embarca nessa jornada ao lado do amigo-animal.
A história inicia-se contada em Cuba, retratando a forte cultura latino-americana e posteriormente parte para os Estados Unidos. O enredo é subdesenvolvido apresentando algumas cenas cansativas e ausências de significados mais elaborados – comuns em filmes de animação, principalmente se comprado as últimas obras da Disney. A emoção, por sua vez, torna-se presente timidamente apenas no terceiro ato da obra, um dos pontos negativos da trama, principalmente por ter pecado no desenvolvimento emocional e afetivo na transição do primeiro para o segundo ato.
A trilha sonora se destaca – como falei, canções originais de Lin-Manuel Miranda -, fazendo uso da aliteração – repetição de fonemas harmoniosos e ritmados para remeter a um som ou efeitos sonoros específicos – mesclando rap, hip hop, ritmos urbanos, músicas latinas e pop jovial, resultando em canções envolventes cantadas através de monólogos e duetos dos personagens – momento que o telespectador consegue se aproximar mais e entender as aflições, motivações e frustrações.
Apesar do seu roteiro ser insuficiente em alguns momentos, os adultos sairão satisfeitos com as cenas criativas, cenários e personagens variando entre 3D e 2D e a belíssima trilha sonora entregue no longa. Divertido e encantador, A Jornada de Vivo irá agradar as crianças com sua dinâmica colorida e animada.
De modo geral, A Jornada de Vivo é um filme interessante para assistir com a família, afinal, quem não gostaria desenvolver laços afetivos e manter o amor para sempre vivo?