Overview
Apresentado como uma série documental paranormal intitulada My Roanoke Nightmare, a história segue um casal cujas experiências são refitas por atores. Shelby e Matt Miller mudam-se de Los Angeles, Califórnia, para uma casa na Carolina do Norte, após um brutal assalto que deixou Matt temporariamente hospitalizado e causou Shelby a ter um aborto. Assim que o casal se muda para sua nova casa, coisas estranhas e paranormais começam a acontecer.
A fórmula de American Horror Story é dada normalmente da seguinte forma, meses antes da estreia é dito um tema que será para temporada e quais elementos do horror ela irá tratar seja fantasma, demônios e entre outros, e normalmente são liberados em teaser ou comentários da produção da série. Neste ano nada foi revelado sobre o tema e ou aonde iria se passar simplesmente, o produtor, Ryan Murphy disse que o tema desta temporada seria liberado na sua première e com isso tivemos vários teasers especulando supostos temas para está temporada.
Após a sua estreia foi revelado My Roanoke Nightmare, o que trouxe para esse ano um novo documentário propriamente dito, pois, em sua grande maioria vimos retratar a história da perspectiva de câmeras, com pessoas relatando o acontecimento que sofreram e tudo sendo feito como um documentário mesmo com isso tivemos várias visões da produção após o termino e como conseguir novos episódios e uma nova temporada para o show poder continuar e fãs enlouquecidos por trás da história. Diria que está temporada ficou dividida em três partes e pretendo escrever por essas partes.
My Roanoke Nightmare
Finalmente temos o início da temporada que todos aguardavam para saber o tema e com isso foi revelado e que abordaria uma das histórias clássicas dos EUA, a Colônia Perdida de Roanoke, com isso já tínhamos uma narrativa pré-estabelecida para se tratar desta colônia perdida. Com pessoas descrevendo o ocorrido e somos levados as suas trajetórias com atores que transmite a essência dessas pessoas de forma tão natural e que faz com que realmente ficássemos mais a vontade com os atores do que com as pessoas.
Após este começo seguimos para sequencia dos pesadelos passados por tais pessoas na casa, que coincidentemente fica próximo a suposta colônia, o documentário nós avisa que veremos cenas fortes desde o começo e sim iremos ver, o brutal tomou conta desta temporada e como todo este pesadelo vai mudando e moldando a pessoa no decorrer do andamento da temporada e como aquelas pessoas que passaram pelo terror desta colônia sobreviveram a tudo aquilo, mas ainda estão dispostas a contar o que aconteceu para outros não passar e ficarem distante daquilo.
Cada um foi afetado e mesmo que o terror tenha passado já vai sendo revelado como que aquilo deixou marcas nas pessoas e que eles sofreram bastante no começo desta temporada.
Após tivemos um plot que Ryan Murphy declarou que após o quinto episódio veriamos tudo de uma maneira diferente do que vimos e com isso tivemos:
Return To Roanoke: Three Days in Hell
Começamos a nova parte desta temporada dizendo que My Roanoke Nightmare foi um sucesso de audiência mesmo com pouca divulgação sua audiência foi enorme e com isso foi pedido uma nova sequência. Fomos levados até a produção que trabalhou para conseguir uma nova temporada que foi apresentada como uma ideia de reality show, onde juntaria os atores que interpretaram as pessoas e as pessoas para passar três dias na casa onde todo aquele pesadelo aconteceu só que agora eles estariam sendo vigiados por câmeras e cada um teria seu celular para filmar.
Se alguns acharam meio brutal o começo da temporada, após ela temos sim a brutalidade propriamente dita, as cenas dessa segunda parte de Roanoke todas foram intensas ainda mais com a técnica do found footage nesta outra parte parece que tudo aquilo foi real, diria que este foi um dos melhores recursos para AHS, criando cenas bem elaboradas com tal recurso, o viral do horror que vimos que os personagens sofriam.
Todos os personagens desta segunda parte deveriam ser apresentados com mais horror, tensão e maldade do que foi antes e diria que sim e que foi feito, onde tivemos esquartejamento de pessoas, sendo queimadas vivas, se matando por não resistir ao que se tornaram, virando assassinos para sobreviver a esses três dias ao inferno, canibalismo e torturas. Este ano eles se envolveram com horror e com o recurso do found footage trouxe consigo meio que uma originalidade, um fator real e algo inovador para série mesmo que algumas cenas de found footage não parecer que está no estilo, mas mesmo assim funciona dentro da narrativa e você se interagem com aquilo.
Com a promessa dessa segunda parte de ter apenas um sobrevivente ao final e mesmo com vários indícios de que outros personagens ficariam temos uma final girl criminosa que lida com tudo ao seu redor de tal maneira que acho que a muito tempo não víamos uma personagem assim em AHS, desde Asylum posso arriscar a dizer sobre.
A Sobrevivente
Em seguida viemos para finale, trazendo a trama de que uma sobrevivente criminosa possa passar, tribunais e a mídia em cima querendo realmente o lado da história dela e após o resultado do júri ela ser absolvida das acusações. Temos uma das primeiras entrevistas e um retorno de uma personagem amada pelos fãs e que faz um contra ponto com a personagem que sobreviveu como disse são duas personagens fortes no páreo uma com a outra e a dinâmica das duas funcionou dentro do contexto da mídia.
O que moveu ela a tudo isso foi o amor, que fez ela sobreviver a está torturas e assassinar, se tornar alguém diferente e mesmo ela sofrendo para conseguir o que ela tudo desejava, ela conseguiu de uma tal maneira que ouve sim sacrifícios mas para conseguir o amor da qual tinha perdido e conquistado de novo. Desde começo da série ela fala sobre o amor e como pode mudar as pessoas e fazem sacrifícios para conseguir ele.
Outro contra tempo que vi muitas reações negativas dos fãs foi sobre o começo deste último episódio onde temos uma convenção de fãs e rola críticas que quanto nós podemos fazer perguntas idiotas e de quantos os atores podem se sentir meio entediados quanto a isso, mas acho que foi necessário para termos o desenvolvimento do resto.
American Horror Story: Roanoke é o titulo para o final dizendo que está temporada é Roanoke, conseguiu se inovar e conter sua originalidade mesmo após temporadas cansativas, temos algo sério e novo nessa temporada. Que arrisco dizer que temos uma temporada que se equivale a Asylum a preferida da grande maioria.