Publicado em 20 de nov de 2016 por Tarcio Matos

Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los

20162 h 13 min
Overview

“Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los” começa em 1926, quando Newt Scamander termina a sua excursão global para encontrar e documentar um extraordinário leque de criaturas mágicas. Chegado a Nova Iorque para uma rápida estadia, poderia ter passado despercebido… se não fosse um SemMage (denominativo de Muggle, em Americano) chamado Jacob, uma mala mágica extraviada e a fuga de algumas das suas criaturas fantásticas, que vão lançar problemas quer ao mundo dos feiticeiros quer ao dos SemMages.

Metadata
Director David Yates
Runtime 2 h 13 min
Release Date 16 novembro 2016
IMDb Id tt3183660
Images
Actors
Starring: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Dan Fogler, Alison Sudol, Ezra Miller, Samantha Morton, Jon Voight, Carmen Ejogo, Colin Farrell, Ron Perlman, Josh Cowdery, Ronan Raftery, Faith Wood-Blagrove, Jenn Murray, Johnny Depp, Zoë Kravitz, Gemma Chan, Peter Breitmayer, Kevin Guthrie, Kamil Lemieszewski, Fanny Carbonnel, Sean Cronin, Christine Marzano, Lasco Atkins, Lucie Pohl, Joelle Koissi, Flor Ferraco, Dino Fazzani, Jason Newell, Jorge Leon Martinez, Cristian Lazar, Lobna Futers, Karl Farrer, Abi Adeyemi, Sam Redford, Akin Gazi, Solomon Taiwo Justified, Todd Boyce, Chloe de Burgh, Andrei Satalov, Tim Bentinck, Edd Osmond, Bart Edwards, Matthew Sim, Miroslav Zaruba, Elizabeth Moynihan, Gjevat Kelmendi, Jason Redshaw, BF Mulvey, Adam Lazarus, Anthony J. Sacco, Kirsty Grace, Ashley Hudson, Anne Wittman, Daniel Smales, Anick Wiget, Lee Asquith-Coe, Bernardo Santos, Andreea Paduraru, Gino Picciano

Universo bruxo retorna em grande estilo.

Não faz tanto tempo que Harry Potter acabou, mas o fato de não chegar uma adaptação literária que lhe substituísse de fato faz com que o filme se torne extremamente nostálgico, apesar de recente.

A franquia do bruxo teve mais de um diretor, o que prejudica a narrativa, cada forma de contar a história faz com que a continuidade não seja prosseguida e quebra a química entre os personagens. David Yates pegou o bonde andando quando assumindo o quinto filme da franquia (Ordem da Fênix) e seu estilo se chocou com os modos de Chris Columbus (Pedra Filosofal e Câmera Secreta), Alfonso Cuarón(Prisioneiro de Azkaban) e Mike Newell (Cálice de Fogo).

Tendo a chance de pegar tudo do início Yates supera a tragédia que foi A Lenda de Tarzan e junto com J.K. Rowling (roteirista) entrega seu melhor filme no mundo da magia.

O longa metragem não assume uma trama principal e prefere contextualizar o local onde tudo irá acontecer. Em 1926 Newt Scamander chega a Nova York para levar uma de suas criaturas a seu habitat natural, no Arizona, mas se mete em problemas quando alguns dos seus animais fogem e ficam soltos na cidade expondo o mundo mágico, o que pode gerar uma guerra, já que os humanos não estão prontos para aquilo, pois o governo bruxo decidiu se esconder e viver separados dos que eles julgam “trouxas”. O que gera críticas e analogias como o medo do desconhecido e a proibição de casamento entre etnias diferentes.

Não tendo um inimigo eminente e a obrigação de alguma grande briga no final, podemos nos deliciar matando a saudade e conhecendo os novos personagens. Ao contrário do retorno de Star Wars que trouxe novos personagens mas tem o mesmo ponto de partida da trilogia original, Animais Fantásticos entrega personagens de fato novos e dispensa problemas adolescentes, o filme é focado para o público dos anos 2000 que cresceu com a franquia e hoje são mais maduros. Então o clichê do protagonista afastado da sociedade por ser diferente não tem espaço aqui.

O elenco é um acerto excepcional, Eddie Redmayne (Newt) já acostumado a ser um cara excentrico; Katherine Waterston(Porpentina Goldstein) pega personagem mais sofrida, sua atuação é a mais forte no projeto; Dan Fogler (Jacob) é o alívio cômico, não chega a ser hilário mas o conjunto da obra o torna carismático; Alisson Sudol(Quennie Goldstein) é poderosa e fofa mas não tão profunda quanto sua irmã, talvez ganhe espaço no próximo filme.

A paleta de cores não é aquele 100% acinzentado, há uma variação entre tons escuros para perigo e tons quentes para cenas de diversão com os animais.

Mundo Bruxo retorna do melhor jeito possível e é um problemas a menos para a Warner que bate cabeça com a ala de heróis.

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher