Publicado em 20 de jul de 2017 por Mayara Armstrong

Baby Driver: Alta Velocidade

20171 h 53 min
Overview

Baby, um jovem e talentoso condutor, especialista em fugas em assaltos, confia na batida da sua banda sonora pessoal para ser o melhor. Quando encontra a miúda dos seus sonhos, Baby vê nela a oportunidade de deixar para trás a sua vida de crime e sair de forma airosa desse universo. No entanto, ao se ver coagido a trabalhar para um chefe do crime, e quando um golpe condenado ameaça a sua vida, o seu romance e a sua liberdade, ele terá de optar pela música certa…

Metadata
Director Edgar Wright
Runtime 1 h 53 min
Release Date 28 junho 2017
IMDb Id tt3890160
Actors
Starring: Ansel Elgort, Lily James, Kevin Spacey, Jamie Foxx, Jon Hamm, Eiza González, CJ Jones, Jon Bernthal, Flea, Lanny Joon, Paul Williams, R. Marcos Taylor, Sky Ferreira, Hudson Meek, Brogan Hall, Big Boi, Mike "Killer Mike" Render, Jon Spencer, Jeff Chase, Wilbur Fitzgerald, Brigitte Kali Canales, Andy McDermott, Ben VanderMey, Erica Frene, Shellita Boxie, Patrick R. Walker, Allison King, Lance Palmer, Keith Hudson, Ronald Joe Vasquez, Troy Faruk, Danny Le Boyer, Marshall Choka, Mason Pike, Thurman Sewell, Mark Smith, Duke Jackson, Trey McGriff, Elijah Everett, Sidney Sewell, David Conk, Hal Whiteside, Juliette Sicard, D.R. Lewis, Marvin E. West, Connie Lee, James Blackshear, Chad Joyce, Christopher Beanland, Marisol Correa, Elizabeth Davidovich, Colin Lacativa, Ryan Newton, Donald K. Overstreet, Walter Hill

Edgar Wright, após ter sua saída do longa da Marvel, Homem Formiga, decidiu retomar seu projeto de quase trinta anos. Conhecido por filmes iconicos como Scott Pilgrim e Todo Mundo Quase Morto, o diretor e roteirista acertou em cheio ao retomar sua ideia inicial de 1994, nos entregando uma ótima definição de arte.

Tudo o que um bom filme precisa ter há em Baby Driver: Um bom elenco, atuações consistentes, doses de ação, música, adrenalina e lutas na medida certa. Cenas que vão desde alucinantes perseguições com direito a tiros e sangue derramado à cenas de romance, ao mesmo tempo que mescla tudo com drama, suspense, e muita emoção.

© 2017 Sony Pictures Entertainment − All right reserved.

Somos apresentados a Baby (Ansel Elgort), um adolescente com características peculiares: Sua grande habilidade em dirigir e ser piloto de fuga; Seu amor por música e ritmos simétricos; e, não menos importante, sua falta de interação social – esta, por vezes, sendo optada. O personagem possui um zumbido no ouvido que o acompanha desde a infância, motivo que o faz estar sempre com fone, e, consequentemente, ouvindo música, para abafar o incomodo som. De poucas palavras, Baby não precisa necessariamente da fala oralizada para se expressar, já que a pessoa que ele mais conversa é seu pai adotivo Joe Joseph – personagem surdo que se comunica por lingua de sinais.

O jovem acaba se envolvendo, sem a mínima intenção, com Doc (Kevin Spacey), um mafioso que o faz pagar uma divida passada através de seu trabalho como piloto de fuga em grandes crimes planejados. Sempre envolvido com criminosos diferentes e em algum delito, o piloto acaba por querer largar a vida de infrator, sentimento que se intensifica depois de conhecer Deborah (Lily James), a garçonete de um restaurante onde costuma frequentar, os dois compartilham do mesmo sonho: Pegar a estrada sem preocupações, apenas ouvindo uma boa música. O que Baby não sabe é que largar a vida do crime não será tão fácil quanto dirigir um carro em alta velocidade.

Ansel (A Culpa é das Estrelas; Divergente) entrega, de longe, sua melhor atuação. Já Kevin Spacey (House of Cards; Quebrando a Banca) não se destoa muito de outros personagens interpretados pelo ator. Com exceção do protagonista, os personagens não são tão aprofundados, porém, são retratados de forma única. Torna-se evidente suas motivações e características individuais, possibilitando identificar cada personalidade com o pouco apresentado – qualidade realmente é o ponto forte do longa.

Image from the movie ""

© 2017 Sony Pictures Entertainment − All right reserved.

Baby, personagem de poucas palavras, se expressa pela música, e essa é a grande sacada do filme: A sincronia perfeita entre música e movimento. A arte se uni, cria vida, conduz o ritmo, desenvolve cada cena de forma exclusiva e simetrica. Para cada momento, há uma trilha sonora única e essencial. Há tanta harmonização, que, caso a trilha comece sem o movimento no tempo certo, há o recomeço da cena. Não existe espaços para tons fora do ritmo.

Detalhe para a tradução brasileira – tão criticada – do título, que, definitivamente, resume toda a simetria de Em Ritmo de Fuga. Imprevisível e surpreendente em muitos momento, com cenas alá Quentin Tarantino, fortes homenagem a clássicos do cinema e uma trilha sonora escolhida a dedo, Baby Driver torna-se um filme fundamental para os amantes de uma boa música – que, possivelmente, se tornará um clássico desse século.

 

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher