Overview
Stan Hurley (Michael Keaton), veterano da Guerra Fria, recebe sua tarefa mais complexa enquanto agente de treinamento da CIA quando o seu superior ordena que Hurley treine um ex-soldado das forças especiais, cujo estado psicológico está devastado após a morte de sua noiva.
O Estados Unidos possui o patriotismo como uma característica muito forte presente em seus filmes, desde constantes cenas com a bandeira do país de plano de fundo, à exaltação de heróis norte-americanos. Como o próprio nome diz, American Assasin – Assassino Americano, ou, O Assassino: O Primeiro Alvo – retrata exatamente isso. O filme é baseado no livro análogo de romance do escritor Vince Flynn, conta a história de um homem comum que se torna um justiceiro após uma grande tragédia em sua vida. Mitch Rapp (Dylan O’Brien) passou por diversos episódios traumáticos que moldaram sua personalidade, o grande estopim foi ter presenciado um ataque terrorista que resultou na morte de inúmeras pessoas, entre elas, sua futura esposa. Desesperado e incapaz de ajuda-la, Mitche a vê agonizar até a morte.
Sem nada a perder, Rapp, dedica sua vida a treinos excessivos com a finalidade de virar um agente antiterrorista, se infiltrando nas organizações criminosas e matando-os um a um, e é assim que Mitch inicia sua jornada minimamente estudada. Posteriormente é descoberto e recrutado pela CIA, sendo treinado por Stan Hurley (Michael Keaton), um veterano da Guerra Fria que busca o diferencial necessário entre seus recrutas comuns. Consumido pela sede de vingança, Mitch deve deixar suas motivações pessoais de lado para manter-se focado em seu treinamento, ao mesmo tempo que precisa contribuir com a CIA para impedir o lançamento de uma bomba nuclear no Oriente Médio.

Lionsgate Films © 2017 − All right reserved.
Nesse filme, Keaton não se destoa de outros personagens interpretados pelo ator – O Abutre, principalmente -, retrata um personagem durão, capaz de potencializar arduamente seus guerreiros destemidos. Sua motivação não é tão aprofundada, além de possuir inúmeras frases clichês, porém elas não diminuem a relevância e seriedade de seus discursos. Dylan O’Brien trás um personagem mais frio, diferente de outras atuações suas – Maze Runner ou Teen Wolf -, Rapp é um personagem decidido e focado, possui um ideal forte, sabe o que quer e não para até conseguir. A pergunta que permeia sua atuação é: Como lidar com naturalidade a uma drástica mudança de comportamento?
Até que ponto vale a pena desistir de tudo para se igualar as pessoas que lhe fizeram mal? O que é tudo para quem não tem mais nada? E é assim que nasce o herói americano, com diversas regras quebradas, tomada de decisões individuais, convicções fixas e muita ação com sangue derramado. O clima de tensão está constantemente presente no filme, as cenas de ação fluem de forma natural e realista, capazes de provocar ansiedade em quem vivencia atentamente cada movimento em tela. A trilha sonora e efeitos visuais estão harmoniosos, propício para o impacto e adrenaline que as constituem.

Lionsgate Films © 2017 − All right reserved.
O filme possui bom desenvolvido de cena, a história – apesar de clichê – é bem desenvolvida, fazendo o telespectador (a) esquecer das pontas soltas do roteiro. Com plots rápidos e pouco explorados, O Assassino: O Primeiro Alvo não equivoca-se em romances desnecessários, entrega o primeiro filme de uma possivel franquia focando em cenas eletrizantes de ação, da qual agradará desde os fãs de Teen Wolf, aos veteranos fãs do primeiro Batman.