Overview
De volta à casa onde passou a infância, um escritor conhece uma mulher em busca de respostas. Será que um velho diário será a chave para o passado e o coração dos dois?
Jake (Justin Hartley) é um escritor famoso que ao receber a notícia do falecimento da mãe, volta para sua cidade natal e revisita, além da casa onde cresceu e a doce vizinha Ellie (Bonnie Bedelia), alguns traumas do passado. Enquanto organiza algumas coisas antigas na casa, é surpreendido pela visita de Rachel (Barret Doss), uma mulher que está buscando a mãe biológica e a única informação que têm é que ela viveu naquela mesma casa onde Jake viveu também.
Juntos, eles embarcam na busca por Noel, a mulher que assina um diário que estava nas caixas da mãe de Jake e pode trazer algumas das respostas que ambos buscam. Enquanto Jake quer se curar dos traumas do passado e entender questões relacionadas ao seu pai Scott (James Remar), Rachel quer saber sobre suas origens e porque foi abandonada. E, nessas buscas, eles encontram algo além das respostas que procuravam: encontram amor, cumplicidade e conexão entre eles.
Mas, além das questões que eles já têm, surgem outras, como, por exemplo, o fato de Rachel ter um noivo, Matt, interpretado por Aaron Costa Ganis. Será que a conexão deles é mais forte a ponto de ela terminar com o noivo e viver esse novo romance? Ou, será que, apesar da forte conexão com Jacob, ela seguirá com a vida e os planos que tinha antes de conhecê-lo?
A fotografia do longa também contribui para refletir os sentimentos dos personagens ao mostrar um contraste que intercala entre colorações e ambientes quentes e frios. E a direção de arte traz diversos detalhes que enriquecem a obra, sendo que ela é construída a partir de um deles: o diário.
Um destaque no filme é Ava, a cachorra de Jake. Até conhecer Rachel, ela era a única companhia que Jake era apegado. Apesar de ser um escritor famoso e aclamado por muitas pessoas, ele gostava de ficar só. Ava embarca junto na jornada dos protagonistas e cativa o telespectador em diversos momentos.
‘O diário de Noel’ é um filme que cumpre com o objetivo de deixar o telespectador com aquele “quentinho no coração” natalino, mas tem um enredo original. O longa é uma adaptação do romance de Richard Paul Evans, autor de diversos best sellers. Richard revelou que alguns momentos da história são baseados na sua própria, o que condiz com a originalidade na trama.
O livro ‘O diário de Noel’ é o primeiro de uma coleção de quatro livros, o que deixa em aberto a possibilidade da Netflix investir em outras adaptações da mesma coleção para os próximos natais. Esperamos que sim.
Crítica por Kauana Amine, jornalista e especialista em Cinema.