Publicado em 15 de set de 2022 por Mayara Armstrong

Quebrando Mitos

Overview

“Quebrando mitos” revela a masculinidade catastrófica e frágil de Jair Bolsonaro sob o ponto de vista de um casal LGBT – o cineasta Fernando Grostein Andrade (“Quebrando o Tabu”, Coração Vagabundo”, “Abe”) e o ator e cantor Fernando Siqueira. Depois de ameaças anônimas por conta de críticas de Andrade à homofobia de Bolsonaro, o casal parte para a California e decide fazer um documentário que mistura biografias com a resistência ao fascismo no Brasil.

Metadata
Director Fernando Grostein Andrade, Fernando Siqueira
Runtime
Release Date 13 setembro 2022
IMDb Id tt21833466

A partir de uma construção biográfica dos cineastas LGBTS sobre a masculinidade frágil e catastrófica do atual presidente Jair Messias Bolsonaro, Quebrando Mitos vem de uma longa construção, não apenas os três anos de trabalho intenso dos cineastas – que se autoexilaram na California. Vem de todo um contexto sociocultural machista, sexista, racista e homofóbico, predominantemente masculino, hetero e preconceituoso. Contexto que afeta a todos, principalmente os que enxergam fora da bolha da ignorância.

Seja isso, faça aquilo, goste disso, não goste daquilo. Não chora. Ninguém nunca vai te amar. Ninguém vai te querer. E se eles pensarem isso? Vão se distanciar de você e com razão.

Qual LGBT nunca ouviu algumas frases igual a essa? Ou frases piores que soam como um tiro no estomago. Qual LGBT nunca sofreu bullying? Qual LGBT nunca passou por situações extremamente difíceis, que exigiam muito fisicamente e psicologicamente?

Acompanhamos a história de Fernando Grostein Andrade – cineasta de produções como Quebrando Tabu, Coração Vagabundo e Abe -, da sua infância aos dias atuais. Com 41 anos, Fernando retrata a ascensão do fascismo e da extrema direita, através da trajetória política de Jair Bolsonaro, acompanhado dos impactos nos grupos minoritários – LGBTS, negros, mulheres, povos indígenas etc –, interligando sua própria história, como homem LGBT, para enfatizar, ao lado de grandes nomes da política e ativismo brasileiro.

Como o próprio nome propõem, Quebrando Mitos é um documentário que fala sobre assuntos não tão problematizados que devem ser debatidos com frequência. Claro que a ambiguidade do nome remete a desmistificação da figura do “mito” criada em cima do Messias.

Como suas falas, extremamente violentas e muitas vezes sem nexo algum se propagaram? De onde vem tanto ódio e repulsa contra as minorias? Qual foi o papel da mídia nisso tudo? Qual é o ideal de ‘mito’ e ‘messias’ que seus adoradores acreditaram fielmente? Qual é esse perfil de adoradores, quem faz parte e as custas de que/quem o idolatram?

É exatamente essas perguntas que Quebrando Mitos responde. É destrinchando a masculinidade frágil, tóxica, caótica e catastrófica do atual presidente da república. De Eldorado, sua cidade natal, aos anos de exército, sua expulsão, início e trajetória na política, permeado por relatos de ex-assessores; ex-políticos; políticos; artistas; notícias; contradições; mentiras; manipulações; utilização e manobra de propagação das fake news e de diversos outros documentos e materiais.

Quebrando Mitos é um documentário essencial para repensarmos atitudes, discriminações, comportamentos, crenças, privilégios e, principalmente, votos. Podem nos matar – como fizeram com muitos de nós – mas nossas ideias são aprova de bala.

O documentário estreia e estará disponível gratuitamente a partir do dia 16 de setembro no site oficial: www.quebrandomitos.com.br.

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher