Publicado em 15 de jul de 2019 por Jacqueline Cristina

Turma da Mônica: Laços

20191 h 37 min
Overview

'Floquinho, o cachorro do Cebolinha (Kevin Vechiatto), desapareceu. O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa. '

Metadata
Director Daniel Rezende
Runtime 1 h 37 min
Release Date 27 junho 2019
IMDb Id tt8169552
Actors
Starring: Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo, Gabriel Moreira, Rodrigo Santoro, Paulo Vilhena, Monica Iozzi, Fafá Rennó, Ana Carolina Godoy, Angélica di Paula, Luiz Pacini, Beto Schultz, Adriano Paixão, Ravel Cabral, Ítalo Viana, Lara Beatriz, Gabriel Blotto, Pedro Souza, Cauã Martins, Sofia Munhoz, Jasmim Donega, Isabella Nakahara, Luiza Istolé, Leandro Ramos

Idealizada na década de 60 pelo cartunista brasileiro Mauricio de Sousa, a Turma da Mônica já rendeu inúmeras histórias e publicações, garantindo assim um lugar de destaque na imaginação das crianças brasileiras há mais de 50 anos. Na adaptação cinematográfica em live-action, “Turma da Mônica: Laços”, que conta com Daniel Rezende na direção, retrata a história da graphic novel escrita e desenhada pelos irmãos mineiros Vitor e Lu Cafaggi.

Vale ressaltar que o título “Laços” foi um dos primeiros lançamentos do selo Graphic MSP, dedicado a adaptações da obra de Mauricio com uma visão mais autoral, o qual mostra a turminha em meio a uma aventura inspirada em clássicos do cinema da década de 80.

Inicialmente, o espectador sente um certo estranhamento, causado pelo impacto de ouvir pela primeira vez, as vozes dos protagonistas, assim como vê-los ’em carne osso’, não apenas em ilustrações e/ou desenhos animados. Contudo, a medida que a trama se desenrola, com o sumiço de Floquinho, e a união da turma para encontrar o cachorro de estimação do Cebolinha, o espectador se vê nostálgico com tantas referências aos gibis, como a presença do Louco (Rodrigo Santoro), Dona Luíza (Monica Iozzi), Seu Cebola (Paulo Vilhena), assim como os personagens Titi, Xaveco, Aninha, entre outros.

Em termos de trama, a história foca na união e na amizade dos protagonistas, Cebolinha (Kevin Vechiatto), Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira), o qual deve-se ressaltar, estão impecáveis em seus papéis, principalmente quando interagem entre si, mostrando-se talentos promissores, que conseguem deixar marcas em suas interpretações.

O roteiro ainda consegue dar a densidade e complexidade necessária a dois dos seus protagonistas, onde o espectador consegue entender os motivos por trás dos planos infalíveis do Cebolinha (desejo de reinar absoluto e solitário) e das reações violentas de Mônica (sua única resposta possível diante das situações mais inusitadas), através de suas atitudes e até mesmo de seu silêncio. Infelizmente, na interação da turminha, os personagens Cascão e Magali acabam sobrando; pois apesar de possuírem suas jornadas e precisarem enfrentar os seus próprios medos (água e comida), eles são menos desenvolvidos na trama, quando comparados a dupla anterior.

Portanto, ‘Turma Da Mônica – Laços’ é sem dúvida uma bela adaptação para os cinemas, onde deixa o espectador emocionado em determinados momentos e nostálgico em muitos outros, sendo leve, colorido, divertido, lúdico e atemporal, com cenários bem detalhados, assim como as publicações que o inspiraram. A respeito da qualidade técnica, não há o que criticar, uma vez que Daniel Rezende soube conduzir bem as cenas, não mostrando dificuldades em lidar com crianças, animais e florestas, entregando assim uma produção divertida e consistente, que vale o ingresso do cinema; assim como deixa um gostinho de ‘quero mais’ ao espectador, imaginando quais as próximas histórias que podem ser adaptadas, dessa turminha que cativou e ainda cativa gerações.

 

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher