Publicado em 04 de abr de 2023 por Mayara Armstrong

Adaptar jogos é sempre uma tarefa desafiadora. A linha é muito tênue. Nos últimos anos, houve grandes acertos, como a aclamada The Last of Us, Arcane, ou até mesmo The Witcher, apesar de este ter dividido opiniões. No quesito animações, tivemos Sonic, Detetive Pikachu, Lego e até Angry Birds. Em Super Mario Bros. – O Filme não foi diferente, a adaptação é muito satisfatória. Confira nossa crítica completa e sem spoilers clicando aqui!

*Esse post pode conter leves spoiler do filme.

Mario teve sua primeira aparição em Donkey Kong, em 1981. No game, Mario precisa escalar escadas para encontrar e salvar a princesa das garras do macaco, este que tenta atrapalhar a todo custo o pequeno encanador, principalmente através de barris. Ao lado de Luigi, seu irmão, Mario apareceu apenas em 1983. A primeira aparição juntos dos encanadores foi no jogo intitulado Mario Bros, onde ambos descobrem um mundo subterrâneo cercado por canos que os sugavam para outro local, além de tartarugas distintas que os atacavam e demais ameaças.

Já em 1985, conhecemos o Super Mario Bros, uma versão com gráficos e jogabilidade atualizadas. Somos apresentados ao Bowser – uma tartaruga gigante, com espinhos no casco, chifres, cabelo moicano, garras e que lança fogo -, o líder da Tropa Koopa. Neste game, os irmãos encanadores tem a missão de resgatar a princesa Peach que foi sequestrada por Bowser. Em sua primeira aparição, Peach é uma princesa loira, possui vestido rosa e uma coroa e é a rainha do Reino dos Cogumelos – como o nome já afirma, um reino onde vivem milhares de cogumelos, conhecidos como Toads.

Já nos primeiros jogos do Mario percebemos ligação com o atual longa, Super Mario Bros. – O Filme (2023). Somos apresentados aos irmãos Mario e Luigi, conhecemos a história de como ambos viajam para outros reinos através dos grandes canos verdes. Conhecemos as adaptações para as telonas dos personagens Bowser, Donkey Kong, a princesa Peach e os Toads desde sua essência.

.

  • Toads

Os Toads, habitantes do Reino do Cogumelos, são partes fundamentais nos games e no longa. Aparecem em diversos jogos da franquia Mario, principalmente o Toad aventureito, retratado com uma cabeça branca com bolas vermelhas e colete azul. Ao longo dos anos, sua aparição foi conquistando cada vez mais destaque, até o auge em Capitão Toad, um jogo lançado inicialmente em 2014, de puzzle, onde Toad se aventurava desvendando caminhos e enigmas, para conquistas todas as estrelas da fase e alguns stamps escondidos. Anos após essa adaptação do personagem em jogos da franquia permaneceu, como foi o caso em Mario Odyssey (2017). O desafio era explorar todos os locais do mapa para encontrar o Toad, assim, o jogador era recompensado com uma estrela. Vale destacar que essa mecânica aparece em diversos jogos da franquia. Já no longa, Toad mantem a personalidade protetora e aventureira, como já vimos nos games, além de se destacar como um fiel amigo de Mario. Em Super Mario Bros. – O Filme (2023) existem outras representações do personagem além do Capitão Toad, e com certeza será uma boa surpresa aos fãs e amantes das inúmeras facetas do personagem.

  • Princesa Peach

Já a princesa Peach sempre foi retratada como a donzela que precisa ser salva nos jogos da franquia Mario. Nos jogos em que era personagem, a princesa normalmente era apresentada com níveis de jogatina fáceis, onde os menos experientes poderiam utilizar da sua habilidade de flutuar com o vestido para desviar de obstáculos e/ou criaturas. Apenas em Super Princesa Peach, a personagem possuía habilidades mais potentes, como por exemplo, agilidade e demais habilidades relacionadas ao seu humor. No longa, a princesa é representada de forma mais autêntica e autônoma, trazendo uma personalidade e características ainda não vistas na personagem. Diferente dos jogos, aqui, Peach é quem ajuda a salvar e não mais a donzela em periogo que precisa ser salva. Além disso, a produção aborda o início da conexão da princesa com o Mario, da qual não temos tantas informações nos games. Um ponto muito positivo.

  • Donkey Kong e família Kong

A primeira aparição de Mario, como citado, foi em Donkey Kong. A rivalidade de ambos os protagonistas já era presente, enquanto o encanador tenta resgatar a princesa, o macaco tenta impedi-lo. Futuramente foram incluídos puzzles nessa rivalidade, até que em Mario vs Donkey Kong o embate ficou mais nítido, mas logo foi deixado de lado. Ambos seguiram seus caminhos e jogos próprio. O macaco acabou se destacando muito dentro desse universo. Donkey Kong é o terceiro da geração Kong, sendo neto de Cranky Kong, personagem icônico dos jogos do macaco. Donkey é conhecido por sua força e simpatia, apesar de não ser considerado muito inteligente.

Em seus jogos, o personagem constantemente precisa de auxílio para avançar, seja através de itens (barris, bananas, vagões ou turbinas voadoras) ou através de outros personagens (como Diddy Kong, Dixie Kong ou até mesmo o próprio Cranky). Seus jogos envolvem toda a família Kong, e todos os personagens presentes na Donkey Kong Island – ambientação de todos os jogos do DK -, ilha que faz parte do arquipélago que inclui o Reino dos Cogumelos, também presente em Super Mario Bros. – O Filme (2023). O filme é muito fiel ao retratar a rivalidade, personalidade, família e características dos Kongs, retratando de forma divertida, repleta de ação e referencias.

  • Luigi

Retratado nos jogos como personagem secundário, Luigi é o irmão visto como medroso e atrapalhado. Sua primeira aparição como personagem primário foi em Super Mario Bros. 2, onde o jogador poderia escolher entre um dos dois bigodudos para iniciar o game. Em Super Mario Bros. – O Filme (2023), Luigi constantemente retrata o forte elo com o irmão Mario, destacando para o telespectador que se estiverem juntos eles estarão bem. Em Mario Is Missing! e em Luigi’s Mansion, Luigi torna-se o protagonista e encara seus medos para resgatar o irmão, a princesa e outros amigos. Nos games, o personagem precisa derrotar Koopas e fantasmas, respectivamente, similar ao longa. A relação de Luigi com cachorros também é uma referência na produção.

  • Referências

Para os fãs dos jogos do universo Mario, desde os clássicos aos mais atuais, é inegável as inúmeras referenciais a diversos jogos da franquia. Como os planos 2D que fazem referenciais ao clássico Super Mario World – os mais atentos também identificam o retrato clássico do mapa do game e a referencia de possibilitar alguns atalhos pelo mapa -, até o mais atual como o Deluxe. Os planos 3D também são muito presentes, fazendo nítidas referencias a jogos como Super Mario 3D World e ao Mario Odyssey – neste, o telespectador poderá conferir mais de uma fase do game. Outra característica dos clássicos, é a aparições de personagens como King Bob-omb “o lorde de toda matéria explosiva, rei dos ka-booms de todo o mundo” – e demais vilões como King Boo – sua primeira aparição foi em Luigi Mansion, além de também aparecer em Super Princesa Peach e demais jogos do Mario.

É claro que Mario Kart não poderia ficar de fora da adaptação do longa, as cenas de corrida são muito satisfatórias, desde a escolha dos karts, as pistas – em especial a pista arco-iris – e a corrida com seus principais itens. Aos mais atentos, é possível identificar referencias a mais jogos, como Super Smash Bros e Yoshi’s Island e sutis referências a  Super Mario Galaxy e Mario Maker.

Com certeza Super Mario Bros. – O Filme (2023) se destaca como uma boa homenagem aos fãs de época da Nintendo, que irá se deliciar com todos os easter eggs da produção – afinal, que inusitado seria ver um personagem da Nintendo jogando um console da Nintendo?

Rate this post

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher