
Comic Con de Tóquio é realizada em dezembro e é semelhante ao que acontece em San Diego, o site oficial da Con ” Kotaku” afirmou que seria proibido para os homens usar roupas femininas, especificamente usando a palavra japonesa “jyosou” – que significa “vestindo roupas femininas” e é usado quase que especificamente para se referir a homens vestindo mulheres, a regra não valeria para o contrário, onde mulheres poderiam usar roupas masculinas caracterizadas.
Só que não :
No dia seguinte (27), a organização do evento anunciou que voltou atrás e vai liberar a prática para quem desejar fazê-la, porém todo cosplayer que entrar no evento receberá um crachá com uma cor indicando se ele é homem ou mulher, e terá que carregar isso o tempo todo durante a convenção. A medida foi feita para evitar que homens entrem em banheiros femininos ou outras áreas restritas, provavelmente sendo essa a motivação para a criação da nova regra.
“Como resultado de uma conferência do comitê, nós decidimos tomar a decisão de remover o banimento a homens se vestindo de personagens femininas”
A Tokyo Comic-Con acontece nos dias 3 e 4 de dezembro no Japão.