Publicado em 05 de nov de 2022 por Mayara Armstrong

Nada melhor que comemorar o Dia do Cinema Brasileiro do que assistindo algumas produções brasileiras, certo?

Então confere nossa seleção de TOP filmes brasileiros e que comece a moratona:

.

Que Horas Ela Volta? (2015)

Grande produção brasileira protagonizada por Regina Casé. Ganhador de diversos prêmios em festivais conceituados como Festival de Sundance, Festival de Berlim, RiverRun Internacional Film Festival, Festical de Cinema de Lima, Festival de Cinema Brasileiro em Moscou, indicado ao Cristics’ Chouce Awards e vencedor de 6 prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Sinopse:

A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.

Disponível na Netflix, GloboPlay, Apple TV e no Google Play Filmes e TV.

.

Bacurau (2019)

Com um elenco de peso, dono do Prêmio do Júri no Festival de Cannes e premiado como o melhor filme no Festival de Munique, Festival de Lima, Neuchâtel Internacional Fantastic Film Festival, Troféu APCA e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Sinopse:

Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Disponível na GloboPlay, Apple TV e Google Play Filmes e TV.

.

Aquarius (2016)

Outra grande produção do Kleber Mendonça Filho com Sonia Braga no elenco. Premiado em grandes eventos como ICS Cannes Awards, Festival de Sydney, Festival de Mar del Plata, Festival de Havana, Prêmio Fenix, Troféu APCA, San Diego Filme Critics Society Awards, Prêmio Platino, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e diversos outros.

Sinopse:

Uma jornalista aposentada defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento.

Disponível na Netflix, GloboPlay, Apple TV e Google Play Filmes e TV.

.

Cidade de Deus (2002)

Indicado para diversas premiações entre elas: Oscar, BAFTA, Globo de Ouro, Critics’ Choice Awards, Independent Spirit e Screen International Award.

Sinopse:

Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.

Disponível na Amazon Prime Video, GloboPlay e Paramount+.

.

Central do Brasil (1998)

Foi o primeiro filme brasileiro a ganhar um Urso de Ouro e Urso de Prata e a ser indicado ao Oscar, BAFTA, César, Globo de Ouro e diversas outras premiações e festivais.

Sinopse:

Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

Disponível no GloboPlay, Apple TV e Google Play Filmes e TV.

.

Bicho de Sete Cabeças (2000)

Filme que revolucionou a visão sobre hospitais psiquiátricos e auxiliou a impulsionar a luta antimanicomial no Brasil. Indicado e premiado em diversos eventos cinematográficos.

Sinopse:

O relacionamento entre Wilson e seu filho Neto está cada vez pior. A situação entre os dois vai ficando próxima de um limite, e o pai decide internar o filho em um manicômio, local em que o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento.

Disponível na Netflix e Apple TV.

.

Nise: O Coração da Loucura (2016)

Assim como o filme anteriormente citado, Nise também revolucionou a visão sobre hospitais psiquiátricos e auxiliou a impulsionar a luta antimanicomial no Brasil. Indicado e premiado em diversos eventos cinematográficos.

Sinopse:

Nos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.

Disponível na Amazon Prime Video, HBO Max, Star+ e Google Play Filmes e TV.

.

O Auto da Compadecida (2000)

Um dos mais clássicos dessa lista, foi indicado a festivais como Viña del Mar Film Festival e Miami Brazilian Film Festival, saindo vitorioso. Também levou para casa quatro prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil.

Sinopse:

As aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região.

Disponível no GloboPlay.

.

Medida Provisória (2022)

Um dos últimos grandes lançamentos brasileiros, dirigido por Lázaro Ramos e com um elenco de peso.

Sinopse:

Em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, o governo brasileiro decreta uma medida provisória e provoca uma reação imediata no Congresso Nacional. Os parlamentares aprovam uma medida que obriga os cidadãos negros a se mudar para a África na intenção de retomar as suas origens. A aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além de seu primo, o jornalista André, que mora com eles no mesmo apartamento.

Disponível na GloboPlay, Apple TV e Google Play Filmes e TV.

.

Pureza (2022)

Um dos últimos grandes lançamentos brasileiros. Baseado em uma história real e revolucionária.

Sinopse:

O filme é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola. Na trama, Pureza (Dira Paes) é uma mãe solo que mora com seu filho, Abel (Matheus Abreu), em uma pobre região do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a matriarca. Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz. Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais, a famosa escravidão moderna. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e poderoso, esta batalhadora mulher enfrentará a tudo e todos que ficarem à sua frente, sempre com uma fé religiosa inabalável e a esperança de encontrar o filho.

Tropa de Elite (2007)

Por último, mas não menos importante, o ganhador do Urso de Ouro, no Festival de Berlim, Melhor Filme no Festival Hola Lisboa e nove prêmios no Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro.

Sinopse:

Nascimento, capitão da Tropa de Elite do Rio de Janeiro, é designado para chefiar uma das equipes que tem como missão apaziguar o Morro do Turano. Ele precisa cumprir as ordens enquanto procura por um substituto para ficar em seu lugar. Em meio a um tiroteio, Nascimento e sua equipe resgatam Neto e Matias, dois aspirantes a oficiais da PM. Ansiosos para entrar em ação e impressionados com a eficiência de seus salvadores, os dois se candidatam ao curso de formação da Tropa de Elite.

Disponível na GloboPlay, Amazon Prime Video, Apple TV, Star+ e Google Play Filmes e TV.

E aí, gostou da nossa seleção? Qual desses é o seu preferido?

Rate this post

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher