Publicado em 18 de ago de 2023 por Kauana Amine

Blue Beetle

20232 h 08 min
Overview

O adolescente Jaime Reyes ganha superpoderes quando um misterioso escaravelho se prende à sua coluna e lhe fornece uma poderosa armadura alienígena azul.

Metadata
Runtime 2 h 08 min
Release Date 16 agosto 2023
IMDb Id tt9362930
Images
Actors
Starring: Xolo Mariduena, Bruna Marquezine, Adriana Barraza, Damián Alcázar, Raoul Max Trujillo, Susan Sarandon, George Lopez, Elpidia Carrillo, Belissa Escobedo, Harvey Guillén, Gabrielle Ortiz, Becky G, Chente Ydrach, Modesto Lacen, Oshún Ramirez, Brianna Quinn Lewis, Tahj Vaughans, Dante Gonzalez-Abreu, Jon Z, Carlos Ponce, Isabella Aparicio, Ayden Rivera, Xol Gonzalez, Yuli Zorrilla

Os lançamentos da DC são aguardados com muita expectativa, mundialmente, todos os anos. Mas, 2023 para nós, brasileiros, tem um gostinho especial: pela primeira vez, uma mulher latina está participando de um filme da DC como protagonista. Bruna Marquezine interpreta Jenny Kord, filha de alguém importante para a história e herdeira de uma grande empresa. E, como protagonista também temos Xolo Maridueña, que interpreta Jaime Reyes, o Besouro Azul.

Tudo se passa em Palmera City, cidade na qual a família de Jenny tem o “Império Kord”, e onde a família de Jaime,  imigrantes mexicanos e calorosos, escolheram para viver. Jaime é recém-formado em direito e está em busca de um emprego quando recebe de Jenny um escaravelho para cuidar.

O personagem Jaime apresenta uma ‘jornada do herói’ bem marcada em diversos momentos: vive em seu mundo comum com a família quando recebe o escaravelho que resulta em um chamado para ser super-herói; inicialmente não sabe como lidar com seus poderes; sai da sua zona de conforto; passa por diversos testes; recebe ajuda de Jenny e de sua família até adquirir a força necessária e ter motivações para enfrentar quem precisa. Mas, apesar da fórmula ser comum, ‘Besouro Azul’ tem singularidades que o tornam único e cativante.

Entre as singularidades do filme, um destaque para as questões da imigração, pioneiras em um longa de super-heróis da DC e referências latinas, como Maria La Del Bairro ‘Chapolin Colorado’. E, devolvendo ao filme referências do Chespirito (Roberto Bolaños – criador de Chapolin, Chavés e outras obras), a família Reyes faz com que o telespectador tenha vontade de atravessar a tela para “entrar e tomar uma xícara de café” em sua casa. São acolhedores, amorosos, unidos, fortes e resilientes, assim como muitas famílias latinas e imigrantes pelo mundo todo. A família Reyes é, sem dúvidas, o maior destaque do filme.

Cada personagem da família tem sua importância e nenhuma atuação passa despercebida: a irmã Milagro Reyes (interpretada por Belissa Escobedo) que entre implicâncias e abraços com Jamie retratam uma relação de irmandade e união; Alberto Reyes (interpretado por Damián Alcázar) mostra um pai-presente que atravessou fronteiras, literalmente, para criar melhores condições de vida para a sua família; Rudy Reyes (interpretado por George Lopez) é o tio-amigo-mestre de todas as horas que ajuda Jamie e Jenny com conselhos e conhecimentos tecnólogicos; Rocio Reyes (interpretada por Elpidia Carrillo), é a mãe que faz de tudo pelos filhos e pela família e a Nana Reyes (interpretada por Adriana Barraza), a super-avó que ganha o telespectador em inúmeras cenas. 

Um contraste e tanto para a (falta da) família de Jenny, que já perdeu muitas pessoas, e as que ainda restam são desunidas. E Bruna Marquezine também consegue transmitir esses sentimentos em cena, seja pelos olhares de afeição para a família Reyes, seja pelo seu olhar triste quando relembra momentos de sua infância. No longa, Jenny também é brasileira e carrega todas as emoções que conhecemos desde a sua estreia na novela brasileira ‘Mulheres Apaixonadas’, quando criança. Reflexos de uma atuação maravilhosa, evidenciando também o inglês da atriz: impecável para norte-americano nenhum colocar defeito.

O filme também conta com efeitos visuais elaborados, chamando atenção para o neon e para as cores vibrantes. E, apesar de ter um vilão que não causa grandes emoções, traz cenas de ações importantes para intercalar com as cenas dramáticas e as divertidas, marca registrada em alguns filmes de super-heróis da DC, que mantém suas características, mas também se renova. Assim como fez com Besouro Azul, superando as expectativas do telespectador e tendo potencial para se destacar como um dos melhores filmes de super-heróis do ano.

Alerta Spoiler para as cenas pós-créditos:

O filme possui duas cenas, a primeira delas indica o que vem por aí, com uma mensagem de um integrante da família Kord, e a outra gira em torno da referência que aparece do Chapolin Colorado. Uma bela menção e representatividade latina. Não contavam com a minha astúcia.

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher