Overview
Depois de ver a sua carreira destruida um cirurgião extremamente talentoso e arrogante vê a sua vida mudar apos conhecer uma feiticeira que o treinara a utilizar magia e energia interior para poder salavar o Mundo das forças do mal.
Longa supera o controle em excesso e consegue entregar algo acima da média.
Doutor Estranho chega em uma época em que o estúdio responsável tem uma crítica absoluta, o controle em excesso e a padrão de narrar história está começando a cansar, porém o diretor Scott Derrickson ao contrário de Edgar Wright (ex-diretor de Homem-Formiga), consegue lidar com as dificuldades e entregar um filme ótimo.
A experiência do diretor em horror não aparece em formas de sustos, talvez o público alvo da MARVEL nem permita isso, mas o suspense e o medo do desconhecido mesclado com a fragilidade da vida está lá. O perigo da morte está o tempo todo colado aos personagens centrais e não se torna apenas uma ferramenta para levar o protagonista de um raciocínio a outro como o exemplo mais conhecido de todos, Tio Ben e Peter Parker.
O elenco não precisa provar sua qualidade, porém suas habilidades ficam para um próximo filme, a necessidade de estabilizar a complexidade do universo não consegue se atrelar ao desenvolvimento dos personagens secundários, apenas Stephen consegue ter o arco desenvolvido.
Benedict Cumberbatch já é mais do que velho conhecido em personagens inteligentes e arrogantes, mas não deixa de mostrar sua capacidade, como Strange ele viaja entre escroto, covarde, inteligente, altruísta e finalmente herói.
Assim como Círculo de Fogo, a história por algumas vezes se desenrola durante uma briga absurdamente grande, o que é maravilhoso para o público, as soluções visuais para as magias e dimensões são fantásticas, um dos poucos filmes que sabe usar o 3D a seu favor.
Outra grande critica é a quantidade absurda de vilões desperdiçados focando apenas na batalha épica contra Thanos, o personagem do Mads Mikkelsen compõe essa crítica em pelo menos metade, ao mesmo tempo que ele não tem grande relevância, tem uma motivação razoável e que faz por diversas vezes o protagonista (público também) se questionar e gerar discussões entre os personagens, porém o vilão fica apenas na sua ideologia e não tem um drama estabilizado.
Grande, bonito, prejudicado mas não em um nível da WARNER/DC com seus filmes, Doutor Estranho ajuda a compor o sucesso da MARVEL.