Overview
An extraordinary young girl discovers her superpower and summons the remarkable courage, against all odds, to help others change their stories, whilst also taking charge of her own destiny. Standing up for what's right, she's met with miraculous results.
A divulgação de “Matilda: o musical” surge como um presente para a geração que cresceu assistindo o filme de 1996. Mas, os fãs precisam assistir sem expectativas relacionados ao antigo filme. “Matilda: o musical” é uma adaptação da peça musical de 2011, vencedora dos prêmios Tony e Olivier, e baseada no livro de Roald Dahl.
Enquanto o filme de 96 traz Mara Wilson interpretando a garotinha que influenciou uma geração de leitores ao encontrar nos livros além de conhecimento, refúgio e apoio emocional, no musical é a atriz mirim Alisha Weir que cumpre esse papel.
‘Matilda: o musical’ apresenta a protagonista como filha única que tem uma relação conturbada com os pais e encontra na biblioteca o seu refúgio. Nesse contexto, somos apresentados à Srta. Phelps (Sindhu Vee) e sua biblioteca itinerante. É para lá que Matilda vai todos os dias para ler e também para contar suas histórias inventivas para a Srta. Phelps.
O musical traz o lúdico para abordar temas fortes e sensíveis. Uma das histórias que Matilda conta é sobre o amor entre uma acobrata e um escapólogo. Srta. Phelps aguarda Matilda diariamente para contar essa história, e é essa invenção que ajuda Srta. Phelps a compreender melhor a pequena.
Além da biblioteca, na escola Matilda também encontra o apoio que não encontra em casa, com seus colegas e a professora Honey, muito bem interpretada por Lashana Lynch. Apesar dos ataques de fúria da diretora Agatha Trunchbull (Emma Thompson), a união entre os colegas é muito forte. A atuação das crianças e de Thompson também são grandes destaques do musical, assim como os figurinos e os cenários.
É na escola também que acontecem boas apresentações musicais, com interpretações marcantes do elenco infantil e com letras fortes, como no caso da música Revoltados (Revolting Children), que traz: “Não vou deixar que ela ofusque a minha luz / Não vou deixar que me tire a liberdade / Foi tão bom lutar pra conquistar / O aval pra ser um pouco levado / Não vou deixar ela me esganar / Não vou deixar essa bully ganhar / E nunca mais duvidar se a minha mãe diz que eu sou especial / E nunca mais ninguém vai nos calar […]”.
A rebeldia é uma tentativa de não se calar diante de opressões, de mostrar que cada um tem o seu valor e merece ser respeitado. Matilda traz nesta versão apresentações musicais com mensagens importantes para todas as idades. E mantém sua essência de abordar sobre o poder dos livros, da gentileza com as diferenças e da importância em buscar construir relações saudáveis, principalmente quando elas não existem dentro da própria família.
Uma boa opção para assistir (e refletir) em família. Principalmente para quem é fã de musicais.