Overview
Johnny Depp retorna às telas de cinema no papel do anti-herói icônico e fanfarrão, Jack Sparrow, no novo filme “ Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar”. Nessa aventura cheia de ação o Capitão Jack, que anda passando por uma onda de azar, sente os ventos da má sorte soprando com muita força quando os marinheiros fantasmas assassinos, liderados pelo aterrorizante Capitão Salazar (Javier Bardem), escapam do triângulo do diabo decididos a matar todos os piratas em seu caminho, especialmente Jack.
A Disney vem formando franquias ao longo dos últimos anos, como os filmes de Heróis (Marvel), Star Wars (Lucasfilm) ou as animações pela Pixar e pelo próprio estúdio que sempre foram um sucesso. Sucesso esses que se estendeu para suas recentes versões live-actions, como a Cinderela, a Bela e a Fera. Além de explorar os clássicos, a Disney criou ainda algumas franquias próprias de Blockbusters, como A Lenda do Tesouro Perdido, Encantada e Herbie. Alguns de suas criações de destaque são as baseadas nos brinquedos do parque de Diversões, como Tomorrowland e Piratas do Caribe. Este é o mais rentável para o estúdio, com a história de um Pirata malandrão, que nos remetendo à figura do anti-herói e com fácil identificação do grande público, cria uma de suas franquias de maior sucesso.
Se passaram seis anos desde o ultimo filme, que tentava dar uma repaginada em sua história e trazia novos personagens, como Barba Negra (Ian McShane) e sua filha, Angelica Teach (Penelope Cruz). Isso tudo, devido ao encerramento do ciclo dos seus outros protagonistas, Elizabeth Swann (Keira Knightley) e Will Turner (Orlando Bloom), no terceiro filme. No entrando, a tentativa de reinvenção não agradou muito aos fãs, e a crítica especializada ficou dividida.
Agora temos o retorno da franquia, trazendo um novo Capitão que tem uma vingança pessoal contra Jack Sparrow (Johnny Deep). Além da história sobre a vingança, temos em paralelo uma busca dos personagens pelo artefato que quebra a maldição em todo mar para salvar Jack, uma vez que Salazar (Javier Bardem) está amaldiçoado como um fantasma por conta do protagonista.
A história é simples e o roteiro e a direção conseguem fazer cenas grandiosas para surpreender o público desde seu primeiro ato, deixando claro que o propósito é divertir com as cenas mirabolantes que a franquia sempre trouxe.
Jack Sparrow (Johnny Deep) neste filme parece estar mais malandrão do que nos outros, o que chegar a incomodar num certo ponto. Há um personagem em busca de vingança contra ele, e Jack basicamente não liga muito. O que, mesmo com sua personalidade de não esquentar a cabeça com os acontecimentos, não o impedia nos outros filmes de tomar atitudes e divertir o público. Já na nova película, o personagem está tão perdido que sempre está bêbado e acaba não tendo certa relevância para a trama, da qual deveria supostamente ser o protagonista. Talvez Johnny Deep já esteja cansado do personagem e acabe retornando a ele apenas por contratos, mas isso é mera especulação.
São os novos personagens que conseguem levar o filme, junto de Capitão Barbosa (Geoffrey Rush) e Salazar (Javier Bardem). Os novos rostos apresentados neste filme, Brenton Thwaites (Henry) e Kaya Scodelario (Carina), precisam melhorar sua atuação, mas ainda conseguem sustentar o filme na sua história sobre caça ao artefato mágico.
Um ponto alto da franquia é a produção de cenários e figurinos, que nos levam a uma inserção impressionante no universo retratado. A visão de piratas sujos, os navios e ambientação em ilha e pequenas cidades é incrível. Além do cenário, a fotografia está incrível, principalmente nas cenas próximas ao mar. Os efeitos também estão muito bem trabalhados, principalmente Salazar (Javier Bardem) e sua tripulação. Talvez no terceiro ato os efeitos tenham caído um pouco, mas nada que incomode muito.
Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar encerra uma história da franquia e traz novos elementos para serem explorados. Isto é, se houver oportunidade de retorno, já que o filme está sendo vendido como o último da franquia.
PS 1: Tem uma cena pós créditos. Então, será que acaba mesmo aqui?
PS 2: Os retornos de alguns personagens estão mais para participações especiais ou cameos.