Publicado em 18 de jul de 2017 por Mayara Armstrong

Transformers: O Último Cavaleiro

Overview

Transformers: O Último Cavaleiro rompe com os mitos nucleares da saga Transformers e redefine o significado de herói. Humanos e Transformers estão em guerra. Optimus Prime partiu. A chave para salvar o nosso futuro está enterrada nos segredos do passado, na história oculta dos Transformers na Terra, e a missão recai sobre os ombros de uma aliança improvável: Cade Yeager, Bumblebee, um lorde inglês e uma professora de Oxford. Há um momento na vida em que somos chamados a fazer a diferença. Em Transformers: O Último Cavaleiro, os perseguidos chegam a heróis, os heróis tornam-se vilões… apenas um mundo sobreviverá: o deles ou o nosso.

Metadata
Director Michael Bay
Runtime
Release Date 21 junho 2017
IMDb Id tt3371366
Images
Actors
Starring: Mark Wahlberg, Peter Cullen, Frank Welker, Isabela Moner, Gemma Chan, John Goodman, Ken Watanabe, John DiMaggio, Jess Harnell, Laura Haddock, Jerrod Carmichael, Josh Duhamel, Anthony Hopkins, Stanley Tucci, Santiago Cabrera, John Turturro, Liam Garrigan, Mitch Pileggi, Sophia Myles, Jerrod Carmichael, Mark Ryan, Barbara Eve Harris, Benjamin Flores Jr., Edward Mannering, Kevin Kent, Honey Holmes, David Olawale Ayinde, Andy Bean, Walles Hamonde, Martin McCreadie, John Hollingworth, Aisha Kabia, Joost Janssen, Elizabeth Croft, Stephen Hogan, Bern Collaço, Dan Warner, Juliocesar Chavez, Karl Farrer, Deborah Rock, Michael Chapman, Jill Buchanan, Ty Hurley, Jag Patel, Jason Matthewson, Graham Curry, Daniel Adegboyega, Bernardo Santos, Christian Wolf-La'Moy, Peter Meyer, Dino Fazzani, David Macey, Adam Lazarus, Eloise Henwood, Claude Knowlton, Tom Dab, Phill Langhorne, Sam Yim, Christina Tam

Definitivamente esse não é o ano da Paramount – ou pelo menos, essa primeira metade de ano. Depois de lançar Baywatch e A Vigilante do Amanhã – Ghost in the Shell, a distribuidora – provavelmente não contente com a rejeição do público – lançou O Último Cavaleiro, quinto filme da franquia Transformers, e, novamente, errou feio, errou rude.

Transformers: O Último Cavaleiro tenta sanar as pontas soltas dos filmes anteriores, dando foco a origem dos Autobots, Decepticons e do planeta Cybertron. Para fazer isso, há uma retrospectiva histórica, voltando ao tão conhecido Ciclo Arturiano, com direito a menções honrosas à grandes ícones mundiais.

Enquanto isso, a trama gira novamente em torno das guerras entre humanos e máquinas. O planeta Terra está ameaçado, e, para tentar livra-lo da extinção, três humanos de personalidades diferentes devem unir suas habilidades e conhecimentos para salvar a raça humana. Mark Wahberg retorna ao papel de Cade Yeager, um personagem simples que dedica sua vida a reconstruir, salvar e cuidar dos Autobots. Yeager encontrou nos robôs uma nova família, já que vive com eles em uma área distante da civilização por ser um fugitivo da TRF – Transformers Reaction Force.

Image from the movie ""© 2017 Paramount Pictures − All right reserved.

Além de Vivian Wembley e Sir Edmund Burton, dois personagens novos na história. Ambos são projeções arquetípicas, – Vivian (Laura Haddock) é uma professora de História na Oxford, peça fundamental na trama por sua descendência genética necessária para o desenrolar da história e origem dos Transformers. Ela é o estereotipo histórico feminino em pessoa, sendo retratada como uma mulher ingênua, frágil, fraca, desajeitada e escandalosa, apesar de seus títulos acadêmicos invejáveis, passa a impressão que ela sempre estará a um passo atrás do protagonista, este sem formação ou estudos.

Já Sir Edmund Burton, interpretado pelo ícone Anthony Hopkins, é um ex oficial da marinha britânica e o guardião de todos os segredos dos Transformers. Edmund faz referência ao arquétipo do sábio – personagem de mais idade detentor de saberes ocultos fundamentais para a jornada dos protagonistas. Como Edmund é o último guardião vivo, sua missão é justamente essa, revelar os segredos ocultos envolvendo a linhagem dos Tranformers e de suas respectivas histórias pessoais para evitar o desastre iminente que se aproxima.

Image from the movie "Transformers: O Último Cavaleiro"

© 2017 Paramount Pictures − All right reserved.

Ainda há novos personagens, como Izabella (Isabela Moner), uma criança órfã que se apega emocionalmente aos robôs, ajudando-os constantemente. E, claro, novos Autobots e Decepticons. Quatro em especial roubam a cena, no lado dos mocinhos: Sqweeks (Reno Wilson), um robô alá BB8, pequeno, desajeitado e carismático e Cogman (Jim Carter), uma versão clássica e melhorada do C-3PO, mordomo do tamanho de um humano, culto, ágil e habilidoso. Já do lado dos vilões: Infernicons e Infernocus, são junções de cinco ou mais Decepticons e possuem chifres na cabeça, Infernocus é um dos mais poderosos e guardião de Quintessa (Gemma Chan), criadora de todos os Transformers e de Cybertron. 

Um dos pontos principais desse filme, é a volta de Optimus Prime, este volta como vilão ao mesmo tempo que se destaca por ser um líder nato. O próprio personagem quem narra novamente a história, ressaltando sempre a esperança. Infelizmente seu arco como vilão foi mal aproveitado, tanto de Prime quanto de Megatron, mas, que valem o entretenimento supérfluo.

O enredo é simples e desestressante, você não precisa pensar para entende-lo. O papel do espectador (a) ao assistir é exclusivamente se deleitar com os estímulos visuais constantes – especial para salas xplus e 3d: explosões, destroços, fogo, no ar, na terra, no mar, e muuita ação – característica forte da franquia e do diretor, Michael Bay. As cenas de batalhas são um prato cheio para quem gosta de ação, principalmente a briga entre Optimus Prime e seu braço direito, Bumblebee – com fortes referências a Batman vs Superman: A Origem da Justiça.

Image from the movie ""

© 2017 Paramount Pictures − All right reserved.

Ao mesmo tempo que a ação é um ponto forte, seu excesso pode prejudicar, O Último Cavaleiro é um exemplo disso. Com cenas extremas de ação, enredos múltiplos sem nexos e personagens mal desenvolvidos, o quinto filme da franquia se caracteriza como sendo um filme forçado, superficial e desnecessário, que, provavelmente, haverá continuação.

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher