GOLDA – A MULHER DE UMA NAÇÃO conta a história de Golda Meir durante a Guerra do Yom Kippur, em 1973.
O filme GOLDA – A MULHER DE UMA NAÇÃO (Golda), estrelado pela premiada atriz Helen Mirren, foi escolhido para abrir o 40ª Jerusalem Film Festival, principal evento israelense de cinema. A sessão especial será no dia 13 de julho, em Jerusalém. O longa, que tem distribuição da Diamond Films no Brasil, chega aos cinemas nacionais em 24 de agosto.
Dirigido pelo cineasta Guy Nattiv, vencedor do Oscar® por “Skin”, o filme narra as decisões de alto risco que Golda Meir enfrentou durante a Guerra do Yom Kippur, em 1973. Meir foi a primeira mulher a ocupar o posto de primeira-ministra de Israel e suas ações durante o conflito definiram o destino de milhares de vidas.
A Guerra do Yom Kippur foi um conflito armado entre Israel e uma coalizão de países árabes, liderada por Egito e Síria, que ocorreu na região do canal de Suez e nas colinas de Golã. Os árabes atacaram Israel no dia do feriado judaico do Yom Kippur, o “dia do perdão”, surpreendendo as forças israelenses.
Além de Helen Mirren, o elenco conta ainda com Camille Cottin, Ellie Piercy, Rami Heuberger, Lior Ashkenazi, Liev Schreiber, Dominic Mafham, Ed Stoppard e Henry Goodman. O filme teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2023.
GOLDA – A MULHER DE UMA NAÇÃO é uma oportunidade de conhecer mais sobre a história e a personalidade de uma das líderes mais importantes e controversas do século XX. Não perca esse filme emocionante e inspirador nos cinemas! Filme estreia nos cinemas brasileiros em 24 de agosto.