Nesta semana, a Netflix apresentou dados sobre o consumo de conteúdo na plataforma, divulgados na primeira edição de “O que assistimos: um relatório de engajamento da Netflix”. Nesta primeira edição, o streaming trouxe dados referentes aos meses entre janeiro e junho de 2023 e prometeu que apresentará dados semestrais.
Para a criação do relatório, a plataforma leva em consideração: horas assistidas para cada título – original e licenciado – assistido por mais de 50.000 horas, data de estreia para qualquer série de TV ou filme da Netflix e se a obra estava disponível globalmente. No total, este relatório abrange mais de 18.000 títulos — representando 99% de todas as visualizações na Netflix — e quase 100 bilhões de horas assistidas.
Confira os 10 conteúdos mais assistidos na plataforma segundo o relatório:
1 – O Agente Noturno (1ª temorada) – 812.100.000 horas assistidas
2 – Ginny & Georgia (2ª temporada) – 665.100.000 horas assistidas
3 – A Lição (1ª temporada) – 622.800.000 horas assistidas
4 – Wandinha (1ª temporada) – 507.700.000 horas assistidas
5 – Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton – 503.000.000 horas assistidas
6 – Você (4ª temporada) – 440.600.000 horas assistidas
7 – A Rainha do Tráfico (3ª temporada) – 429.600.000 horas assistidas
8 – Outer Banks (3ª temporada) – 402.500.000 horas assistidas
9 – Ginny & Georgia (1ª temporada) – 302.100.000 horas assistidas
10 – Fubar (1ª temporada) – 266.200.000 horas assistidas
Entre as informações do relatório, a plataforma destaca também o entusiasmo por histórias em língua não inglesa, que geraram 30% de todas as visualizações e a demanda por títulos licenciados mais antigos, o que gera um enorme valor para os assinantes e para os detentores de direitos.
Depois de ter criado a divulgação do Top 10 Semanais e listas dos mais populares em 2021, a plataforma divulgou que essa nova iniciativa também vai de encontro com o objetivo de aumentar a transparência e trazer insights para criadores e a indústria mais profundos sobre as audiências e o que repercute com elas.
A pergunta que fica é: será que esse movimento da Netflix irá trazer uma nova tendência para o mercado de Streaming divulgar os dados dos seus maiores sucessos, como faz o mercado de Hollywood com os filmes? Acompanharemos os próximos capítulos – e relatórios!
O relatório pode ser baixado clicando aqui.