O Faroeste/Western é um dos gêneros mais queridos do cinema. O “boom” dele ocorreu entre os anos 40 à década de 70, revelando diversos diretores memoráveis, estrelas inesquecíveis e demonstrando uma enorme importância na história do cinema. Houve uma queda na popularidade com o passar dos anos, mas ainda fazem vários filmes por ano no mundo todo. Dessa geração, o Tarantino é um dos diretores mais populares que representam o gênero, até conseguiu a façanha de obter uma bilheteria impressionante com Django Livre.
Para os fãs mais antigos que acreditam que o gênero está morto ou para as pessoas que tem interesse em conhecer, resolvi fazer um TOP 4 com filmes independentes realmente bons e que possuem a essência do faroeste.
Enquanto Slow West e The Salvation são ótimos e se inspiram fortemente em narrativas clássicas, as abordagens de The Keeping Room e The Homesman são muito interessantes, pois tratam sobre a liberdade e força feminina, algo que está em alta nos dias de hoje, entretanto, foi o foco de poucos faroestes.
A Salvação(The Salvation) | Kristian Levring | 2014
Na América de 1870, um pacífico colono americano mata o culpado por assassinar sua família, o que desperta a fúria do líder de uma famosa gangue local. Os covardes moradores da cidade traem sua confiança e delatam sua localização e plano para o bandido. Sozinho, ele é forçado a caçar a gangue com as próprias mãos.
The Keeping Room | Daniel Barber | 2014
No fim da Guerra Civil Americana, Augusta (Brit Marling), sua irmã Louise (Hailee Steinfeld), e sua escrava Mad (Muna Otaru) estão sozinhas na fazenda. Todos os homens da propriedade foram lutar na guerra. Augusta adoece e precisa ir à cidade. Ela é perseguida por dois Yankees. Eles vão até a fazenda atrás dela. As mulheres precisam lutar com todas suas forças para sobreviver.
Oeste sem Lei(Slow West) | John Maclean | 2015
No século XIX o jovem Jay Cavendish (Kodi Smit-McPhee) cruza os Estados Unidos em busca de sua amada, que fugiu para terras distantes após ser acusada de cometer um crime. Nesta imprevisível jornada ele conta com a companhia de Silas Selleck (Michael Fassbender), um misterioso caubói.
Dívida de Honra(The Homesman) | Tommy Lee Jones | 2014