Publicado em 08 de out de 2022 por Mayara Armstrong

Iniciou quinta-feira (6), a Brasil Game Show (BGS) 2022, na ExpoCenter Norte, em São Paulo. Neste ano, o tema do evento é “De Volta ao Jogo”, e será realizada até o dia 12 de outubro, com cerca de 400 estandes, mais de 3.000 influenciadores, campeonatos de eSports, áreas temáticas, centenas de lançamentos, atrações e muito mais.

É muito comum ficar um pouco perdido, sem saber ao certo como aproveitar melhor o evento, e todas as experiências exclusivas obrigatórias para se viver na BGS 2022.

Hoje vamos falar sobre acessibilidade e utilidades.

É claro que um evento de grande porte, como a Brasil Game Show, dispõem de algumas acessibilidades, porém, prepare-se, pois não é todo o evento e sim em alguns estandes, vamos falar mais sobre isso nesse artigo, comentar sobre algumas utilidades disponíveis e contar sobre a sala de imprensa.

.

Acessibilidade:

Como comentado, a acessibilidade não era do evento em si, mas sim de alguns estandes. A acessibilidade do evento foi na hora de entrar no local e participar das atrações, com as filas preferenciais – claro que não é um diferencial, é apenas a obrigação por lei. Mas mais do que garantir o simples cumprimento de obrigações legais, o foco deveria ser dispor de soluções que facilitem a participação do público no evento, independentemente de quais necessidades possuem.

O público que necessita algum tipo de acessibilidade específica foi bem presente no evento, tanto como parte dos staffs, equipe trabalhando, como público participante, desde pessoas de cadeiras de rodas e/ou com mobilidade reduzida, gestantes, idosos e pessoas surdas e/ou com baixa audição etc.

O evento em si foi realizado e uma área plana, sem tanto desnível e possuía rampas, assim como os estandes. Em alguns locais, devido a quantidade de pessoas, às vezes acontecia de as passagens estarem indisponíveis, nada que uma conversa ou chamada de atenção não resolvessem. Alguns estandes em específicos possuem acessibilidade no atendimento, como por exemplo espaços específicos para pessoas de cadeiras de rodas jogar algum jogo, apesar de opções de entretenimento limitadas – como o estande da Nintendo, por exemplo -, já em outros estandes, como no estande da Acer, Tiktok e BGS Esportes, por exemplo, havia intérprete de libras simultâneo.

A maioria dos estandes em si eram bem espaçados, claro que há estandes com corredores pequenos e de acesso mais dificultoso para pessoas de cadeira de rodas ou mobilidade reduzida, ainda mais quando há muitos pedestal organizador – aquelas espécie de “fitas” que realizam as divisórias de filas/locais -. E poucas atrações imersivas eram acessíveis, fora os jogos – console e computador -, a acessibilidade dependia da equipe do estande e variava de acordo com a necessidade específica do usuário, às vezes colocando o mesmo em uma situação desnecessária.  

Para sair do evento também era um pouco dificultoso, pois precisava entrar na loja oficial e fazer – literalmente – um zig zag, passando por todos os corredores – o que dificultava na hora de ir embora, visto o cansaço e a quantidade de pessoas. No geral, havia, também, um banheiro unissex. E o translato oficial do evento – ónibus de viagem da Cometa – possuía acessibilidade.

*Vale ressaltar que essa é nossa opinião de acordo com a nossa vivência e observações dentro do evento, levando em consideração que não necessitamos de acessibilidade específica.

.

Utilidades:

Listamos algumas informações úteis para você aproveitar bem o evento. Talvez algumas você já deve saber, mas vale reforçar.

Você sabia do aplicativo do evento? Ele está disponível para download para Android e IOS, vale muito a pena baixar e ficar por dentro de tudo. Falamos mais sobre ele nesse no TOP 3 dicas de como aproveitar melhor o evento, matéria que vale a pena conferir também.

Os staffs disponibilizam o mapa do evento, junto com o cronograma. Claro que são informações que também estão disponíveis no aplicativo oficial, porém ter físico é bacana e funciona como uma lembrança dessa edição da BGS.

Caso sua internet não funcione e você não consiga utilizar o aplicativo do evento, saiba que está disponível – em algumas áreas do pavilhão – um wifi gratuito do Branco do Brasil, basta você fazer um cadastro rápido com suas principais informações e você poderá desfrutar de uma internet sem se preocupar com os dados moveis. Como ressaltei, em algumas áreas do pavilhão a conexão é fraca, e quando disponível fica apenas alguns minutos – se não me engano meia hora no máximo – depois você é deslogado. Não é problema visto que o cadastro pode ser realizado quantas vezes você precisar.

A praça de alimentação é outra utilidade, apesar de ser um local meio óbvio de ter no evento, a variedade de produtos é grande – se, por exemplo, você quiser tomar água de coco no coco, você encontra. Os preços, no entanto, são mais caros. O que nos leva a outra utilidade que é o translato – já comentado em cima, spoiler. O evento consta com translato gratuito, disponível todos os dias do evento até as 22h com saída de 15 em 15 minutos – às vezes até menos. Ao todo, estão disponíveis 10 ônibus de viagem e vans para realizar o translato do público, do metrô do Tietê (rodoviária) para o evento – que especificamente sai da esquina do Shopping ComVem) -, e do evento para o metrô/rodoviária ou para o Shopping Center Norte. Caso você esteja chegando, voltando ou apenas queira sair para comer alguma coisa em um local mais em conta.

.

Sala de Imprensa:

Outra utilidade – agora mais específica para a imprensa -, é obviamente a sala de imprensa. O local é exclusivo para imprensa e/ou influencer e é uma sala grande que possui uma boa acústica, onde consta cadeiras e sofás confortáveis para descanso, internet boa, exclusiva e ilimitada para desenvolvimento das materiais e conteúdos, alguns banners para utilizar de cenário em entrevistas e/ou gravações, um pequeno palco para coletivas de imprensa e demais entrevistas ou gravações e, claro, alguns alimentos e bebidas disponíveis, como água, suco, café e, para nossa surpresa, Monsters Energy.

É comum ter muitas pessoas trabalhando, alguns releases e empresas circulando por ali. É um espaço para recarregar as energias, trabalhar e realizar network.

Confira nossas outras matérias exclusivas e fique por dentro de tudo!

O evento vai até quarta-feira, 12, e ainda possui ingressos disponíveis.

Saiba mais sobre em www.brasilgameshow.com.br

Rate this post

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher