Publicado em 22 de abr de 2022 por Kauana Amine

Les Olympiades

Douter. Changer. Fuir. Aimer.

20211 h 35 min
Overview

Em Paris, 13 Distrito, Émilie (Lucie Zhang) conhece Camille (Makita Samba) que se sente atraída por Nora (Noémie Merlant), mas namora com Amber (Jehnny Beth). Três meninas e um menino - Eles são amigos, às vezes amantes e, frequentemente, os dois. A história se desenvolve sob as nuances do amor moderno, e dos laços de amizade entre os jovens.

Metadata
Director Jacques Audiard
Runtime 1 h 35 min
Release Date 3 novembro 2021
IMDb Id tt12708658
Images
Actors
Starring: Noémie Merlant, Makita Samba, Lucie Zhang, Jehnny Beth, Geneviève Doang, Pol White, Line Phé, Annabelle Milot, Lumina Wang, Camille Léon-Fucien, Stephen Manas, Rong-Ying Yang, Raphaelle Doyle, Oceane Cairaty, Anaïde Rozam, Xing Xing Cheng, Fabienne Galula, Lilian Nze Nong, Ornella Nzingoula, Tony Zola, Léo Mira, Léa Rostain, Agathe Mougin, Isadora Guzniczak, Raphaël Quenard, Teki Latex, Jules Benchetrit, Hugo Lacroix, Théotim Leclerc, Jeanne Disson, Nicolas Godart, Yves Yan, Carl Malapa, Bruno Dondero, Steve Chaban, Mattéo La Cappria, Feichan Zeng, Weiting Chao, Feng Lili, Patrick Guérineau, Lily Rubens, Tony Harrisson, Soumaye Bocoum, Carrie Lam

Les Olympiades é um bairro em Paris, situado no 13º distrito, e também é o nome do novo longa dirigido por Jacques Audiard. O filme se destaca pela sua fotografia, pois é todo ambientado em preto&branco, e por mostrar perspectivas diferentes da capital francesa. Em Les Olympiades, não vemos a Torre Eiffel ou outros locais que estamos acostumados em filmes franceses. Ele se passa no lugar conhecido como “Chinatown de Paris”, onde Audiard já morou também. E pela proximidade do diretor com o local, é perceptível o cuidado com os detalhes na obra.

O filme mostra situações cotidianas e dilemas sobre conexões e relações. A personagem Émilie Wong, interpretada por Lucie Zhang, precisa dividir o seu apartamento com o professor de francês, Camille Germain, interpretado por Makita Sambae. Os dois se envolvem, mas a relação que inicia com muita química, é atravessada por desinteresse por parte de Camille, enquanto por parte de Émilie há uma certa dependência.

Enquanto Émilie tenta resolver suas questões internas sobre a dependência que sente nesse relacionamento, Camille busca um segundo emprego no mercado imobiliário, e conhece Nora Ligier, interpretada por Noémie Merlant, por quem Camille se interessa e se envolve também. Porém, os dilemas principais de Nora surgem quando ela está realizando o seu sonho de cursar a faculdade de direito, mas é confundida pelos seus colegas do curso com Amber Sweet (Jehnny Beth), uma camgirl que faz vídeos íntimos na internet.

Nora passa a sofrer insultos na faculdade, desiste do curso e busca saber mais sobre a mulher com quem foi confundida. Amber e a relação que as duas constroem são alguns dos pontos centrais do filme. Apesar de se envolver fisicamente com Camille, quando Nora se envolve virtualmente com Amber, é como se houvesse uma conexão mais real e profunda, na qual ambas se permitem ser vulneráveis e se conhecer de verdade. É uma relação com base em conversas: elas contam como foi o seu dia, dividem intimidades e trocam confidências. Inclusive, o filme tem uma única cena que não é preto&branco, que e é uma cena íntima de Amber, se destacando com o colorido e ficando aberta para interpretações.  

O filme encanta com a sua fotografia e faz refletir sobre os desafios cotidianos, que existem independentemente do lugar em que estamos. Também provoca observar sobre as conexões rasas X as conexões profundas que nutrimos, e o quanto estamos dispostos a entender o misto de sentimentos que existem dentro de nós e com quem nos relacionamos.

Crítica por Kauana Amine, jornalista e especialista em Cinema.

*Les Olympiades esteve entre os 24 filmes indicados na mostra competitiva pela Palma de Ouro, na 74ª edição do Festival de Cannes, no qual ganhou o prêmio de Trilha Sonora. O filme também foi apresentado no Festival Varilux de Cinema Francês, em 2021.

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher