
Bernardo Bertolucci fez uma revelação polêmica e confirmando as acusações da vítima envolvendo o filme ‘Último Tango em Paris’ (1972). O diretor assumiu que a cena de estupro protagonizada por Marlon Brando e Maria Schneider foi feita sem consentimento da atriz, na intenção de que ela sentisse “raiva e humilhação”.
No vídeo a afirmação foi dada em uma entrevista de 2013 que voltou a circular recentemente, ele explica que combinou com Marlon Brando o uso de manteiga como lubrificante, sem revelar para a atriz como a cena seria filmada. O objetivo era registrar uma reação realista de protesto e raiva.
“Acho que ela me odiava e o Marlon também, pois não dissemos nada para ela”
Garantindo que se sentiu culpado, o diretor afirmou ainda que não se arrependeu de filmar a cena.
Na época das filmagens, Maria tinha apenas 19 anos e Brando 48. Em uma entrevista ao Daily Mail em 2007, quatro anos antes de sua morte, a atriz disse que se sentiu “um pouco estuprada” depois das filmagens. “Eu devia ter chamado meu agente ou meu advogado ao set, porque você não pode forçar alguém a fazer algo que não está no script. Mas na época eu não sabia disso”, a atriz sofreu com o vício em drogas e a depressão.
Alguns astros reagiram com a repercussão da entrevista, como o ator Chris Evans comentou em sua conta no Twitter.
Wow. I will never look at this film, Bertolucci or Brando the same way again. This is beyond disgusting. I feel rage https://t.co/uvaLogvv7I
— Chris Evans (@ChrisEvans) December 3, 2016
“Uau. Eu nunca mais vou ver esse filme, Bertolucci ou Brando da mesma maneira. Isso vai além do nojento. Sinto raiva”