Publicado em 05 de dez de 2019 por Mayara Armstrong

Unlock CCXP19, evento de negócios para a indústria do entretenimento que antecede a CCXP19, teve início na terça-feira (03/12), com uma série de painéis sobre oportunidades de empreendedorismo no universo da cultura pop. Durante dois dias, players do mercado debateram importantes temas que contribuem para melhoria na produção cultural nacional com foco no público geek. – confira mais aqui

Dentre as novidades apresentadas no dia, a Omelete Company, em parceria com o instituto MindMiners, divulgou os resultados da pesquisa Geek Power 2019, que desvenda o perfil e os hábitos de consumo do público geek brasileiro.

A metodologia da pesquisa utilizou quantitativa e qualitativa online em dois universos: 1.853 respondentes na plataforma do Omelete, representando o público geek, e 1.500 respondentes na plataforma MindMiners, que representam o brasileiro conectado. O foco era mapear quem é esse público, seu estilo de vida, seu comportamento e como consome o entretenimento no dia a dia.

“Diversos agentes querem entender o comportamento do geek, porque ele rompe barreiras, viraliza e dita tendências. O geek está na vanguarda e os números inerentes a esta audiência não param de crescer”,

disse Otávio Juliato, CCO da Omelete Company.

Segundo o executivo, a relação das marcas com o público geek mudou. As empresas estão mais assertivas e se inserem na conversa com a audiência ao longo do tempo. “Não é preciso ser uma empresa de tecnologia para se destacar com o público geek. Ele consome educação, alimento, finanças e diversão como todo mundo. Qualquer empresa que gere identificação pode cair no gosto desse público fiel”, pontuou. Ele ainda aconselha que as marcas tenham a ousadia de sair do modelo de mídia tradicional e pensem em como se inserirem na jornada da experiência do grupo.

A programação do Unlock CCXP19 segue pela quarta-feira (4) com mais painéis e encerra-se com a Spoiler Night, abertura extraoficial do festival para imprensa e convidados.

Dados da Pesquisa Geek Power:

Gênero: 63% homens | 37% mulheres

Faixa etária: 38% têm até 24 anos | 40% têm entre 25 e 34 anos | 22% têm entre 35 e 54 anos

Família: 72% são solteiros | 87% não têm filhos

Renda: 12% classe A | 30% classe B | 28% classe C | 30% classe D

Educação: 5% fez mestrado ou doutorado | 56% têm ensino superior completo ou cursando | 16% têm alguma especialização

86% falam inglês | 30% falam espanhol

Estilo de vida: 79% estão tentando se alimentar de maneira mais equilibrada | 4% são vegetarianos | 54% praticam algum exercício físico (musculação, corrida e caminhada estão entre as preferências)

Imediatismo: 80% usam serviço de delivery pelo menos uma vez por mês | 14% preferem refeições rápidas na correria do dia a dia

Mobilidade: 77% usam carro | 51% utilizam transporte público | 8% se locomovem por bicicleta

Finanças: 59% se interessam em desenvolver um negócio próprio | 41% tem o hábito de investir a renda | 6% investem em criptomoedas

Diversão: 1/3 tem interesse em fazer um cruzeiro durante as férias

Entretenimento e cultura: 91% acessam redes sociais todos os dias | 68% assistem TV e TV por assinatura pelo menos uma vez por semana | 83% leem quadrinhos e livros 3 vezes mais que a média brasileira | 78% acessam blogs e sites de notícias diariamente | 45% frequentam cinemas mais de duas vezes por mês

eSports: 20% assistem streaming de eSports

Games: 62% jogam games | 71% jogam em consoles pelo menos uma vez por mês | 44% jogam em desktop/notebook

Streaming: 94% assinam serviços de streaming para vídeos, como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go e outros | 62% usam o Spotify durante a semana

Experiências: 54% já foram a algum evento nos últimos 3 anos (CCXP, Rock in Rio e Lollapalooza foram os eventos mais lembrados)

Filmes: 54% assistem ficção científica | 35% aventura | 35,6% fantasia

Séries mais aguardadas pelos geeks em 2020: Stranger Things, La Casa de Papel e Falcão e o Soldado Invernal

Filmes mais aguardados pelos geeks em 2020: Mulher-Maravilha 1984, Black Widow e Os Eternos

Rate this post

Comentários

Este artigo não possui comentários
”Mulher